Caixa libera pagamento do auxílio emergencial mesmo com conta bloqueada

Pagamento do auxílio emergencial será mantido, mesmo com as contas bloqueadas. Nessa semana, em uma live concedida pela Caixa, o presidente da instituição, Pedro Guimarães, informou que irá manter as liberações financeiras conforme o atual cronograma já divulgado. De acordo com ele, os beneficiários que tiveram problemas com o Caixa Tem ainda terão acesso ao valor, mediante a possibilidade de saque.  

Caixa libera pagamento do auxílio emergencial mesmo com conta bloqueada (Imagem: Reprodução – Google)

Nas últimas semanas, a Caixa Econômica realizou um processo de vistoria nos registros do Caixa Tem, fazendo com que milhares de poupanças digitais fossem barradas.

De acordo com o banco, a decisão foi aplicada por identificar riscos de fraude no auxílio emergencial, desse modo o acesso ao dinheiro na versão digital ficará temporariamente suspenso. 

Questionado sobre como os cadastrados poderiam utilizar o benefício, Guimarães informou que o valor poderá ser sacado nas agências da Caixa. 

“Há a possibilidade de sacar o valor recebido na própria agência. Esta possibilidade existe exatamente para que não se prejudique o próprio cliente, que obviamente já foi prejudicado porque não conseguiu realizar o saque no momento inicial”, esclareceu. 

Calendário de desbloqueios do auxílio emergencial 

Para poder reativar sua conta, os segurados devem apresentar seus documentos de identificação pessoal nas agências, conforme o calendário já divulgado. Atualmente, a vez de correção é para os nascidos em julho e julho. 

Na próxima semana, o desbloqueio será feito para os aniversariantes de agosto, setembro e outubro. Por fim, entre 17 e 21 de agosto o atendimento funcionará para quem nasceu entre novembro e dezembro.  

“Agora, nós temos a possibilidade de realizar o saque, mesmo que tenha tido a conta bloqueada”, ponderou Guimarães.  

Saque físico 

O gestor reforçou ainda que o bloqueio não irá alterar o cronograma do saque físico. Para saber a data em que terá acesso a quantia, o cidadão deve consultar o lote de seu pagamento e verifica-lo de acordo com a data em que seu cadastro foi aceito. 

Feito isso, basta consultar o dia destinado ao seu mês de nascimento e ir até uma agência retirar o benefício. Atualmente, a Caixa está realizando as transações do primeiro até o último lote.  

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.