publicidade

Muitas contas poupanças sociais digitais foram bloqueadas por suspeitas de fraude ou por falta de dados conclusivos. Por isso, muitos beneficiários têm recebido mensagem no aplicativo Caixa TEM informando que é preciso resolver a situação para o devido desbloqueio.

Desbloqueie sua conta no Caixa TEM usando o WhatsApp
Desbloqueie sua conta no Caixa TEM usando o WhatsApp (Imagem: Montagem FDR.com.br)
publicidade

Para regularizar essa situação, a Caixa separou os inscritos em dois grupos diferentes, uma para as fraudes e outro para os inconclusivos. De acordo com o banco, 51% estão no primeiro grupo e os outros 49% no segundo.

Os que estão com indícios de fraude, o desbloqueio das contas só pode ser realizado diretamente em uma agência da Caixa. Por isso, se esse é seu caso, fique atento ao calendário com a liberação para que vá resolver o problema de forma presencial.

Esse calendário segue a ordem do mês de nascimento dos beneficiários. Veja:

  • Nascidos em janeiro, fevereiro e março: 24 de julho
  • Nascidos em abril e maio: de 27 a 31 de julho
  • Nascidos em junho e julho: 3 a 7 de agosto
  • Nascidos em agosto, setembro e outubro: 10 a 14 de agosto
  • Nascidos em dezembro: 17 a 21 de agosto

A medida foi tomada para evitar filas e aglomerações nas portas das agências, algo que já vinha acontecendo anteriormente.

Desbloqueio das contas poupanças por inconsistência cadastral

Aqueles que tiveram suas contas bloqueadas por conta de inconsistência no cadastro, poderão realizar o desbloqueio por meio do whatsapp. Nesse caso, deverão ser enviados os documentos solicitados pelo sistema Caixa Tem.

É importante ressaltar que, os documentos devem ser enviados através do link informado dentro do app da Caixa Tem. Essa medida serve para a segurança do usuário.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, toda a comunicação da instituição com os beneficiários se dará por meio do aplicativo. Por isso, é importante que o cidadão se atente na hora de fazer o download do app correto.

Infelizmente, muitos fraudadores têm criado aplicativos falsos para obter vantagens com os dados dos beneficiários.

Além disso, caso alguma pessoa se apresente como representante da Caixa por meio do Whatsapp, não forneça seus dados. Afinal, o link para o Whatsapp oficial será disponibilizado pelo Caixa Tem. Para mais dúvidas, entre em contato com a Caixa pelo número 111.

 

Bartira Araújo é formada em Jornalismo pela pela Universidade Santa Cecília. Já trabalhou como analista de comunicação em uma agência de tecnologia e marketing e atualmente é redatora do portal FDR.