Nova CPMF: O que Bolsonaro acha sobre a criação do imposto?

Criação de novos impostos vira ponto de conflito na presidência. Nessa semana, o chefe de estado, Jair Bolsonaro, precisou se pronunciar sobre o desenvolvimento de um novo CPMF. A iniciativa é do ministro da economia, Paulo Guedes, e faz parte do projeto da reforma tributária. Ao informar as novas tarifas, o gestor foi questionado sobre a possibilidade de redução na faixa de isenção do IRPF, alegando estar avaliando o processo.   

Nova CPMF: O que Bolsonaro acha sobre a criação do imposto? (Imagem: Reprodução - Google)
Nova CPMF: O que Bolsonaro acha sobre a criação do imposto? (Imagem: Reprodução – Google)

reforma tributária é um ponto anunciado desde a época de campanha do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com ele, o projeto tem como finalidade facilitar e otimizar as cobranças federais, fazendo assim com que a União consiga obter recursos de forma mais rápida.

Sobre a criação de um novo CMPF, Bolsonaro garantiu que só será validado caso compensado com a extensão de outro imposto.  

— O que eu falei com o Paulo Guedes é que pode ser o imposto que você quiser. Tem que ver do outro lado o que vai deixar de existir. Se vai diminuir o IR (Imposto de Renda), desonerar folha de pagamento, acabar com o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) — disse o presidente. 

Guedes cria um novo CPMF 

Na última sexta-feira (31), Bolsonaro teria dado o aval para que Guedes testasse a aceitação do novo CMPF. O imposto será destinado aos serviços bancários digitais, fazendo com que empresas como bancos online passem a pagar pelas atividades financeiras.

De acordo com o presidente, a decisão de anunciar o novo tributo teve como finalidade ver a aprovação do mesmo a nível nacional. Entretanto, em caso de rejeição, garantiu considerar não aplicar as alterações.  

— Não tem aumento de carga tributária, é para substituir imposto. Para aumentar o pessoal não aguenta mais. Se o povo não quiser, então deixa como está. — 

Posicionamento da Câmara 

Na Câmara dos Deputados, o presidente Rodrigo Maia já se posicionou de forma contrária. De acordo com ele, a aplicação de um novo imposto resultará em um aumento na carga tributária e irá gerar um impacto negativo na economia nacional. 

— Não é apenas aumento da carga tributária. Tem todo o impacto negativo na economia de um imposto parecido com a CPMF — afirmou Maia. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.