IPTU 2021: Atenção! Prefeitura de Guarujá abre pedidos de isenção hoje (3)

 Nesta segunda-feira (03), os moradores de Guarujá que desejarem ter acesso a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021) devem fazer suas solicitações na Secretaria da Fazenda. O benefício será concedido não só para pessoas físicas, como também para instituições religiosas e centros esportivos.   

IPTU 2021: Atenção! Prefeitura de Guarujá abre pedidos de isenção hoje (3) (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2021: Atenção! Prefeitura de Guarujá abre pedidos de isenção hoje (3) (Imagem: Reprodução – Google)

O IPTU funciona como uma espécie de tributação anual, onde os proprietários de imóveis precisam pagar pelo espaço de seus bens.

Esse ano, mediante a crise do novo coronavírus, a prefeitura amplificou as possibilidades de isenção da tarifa, como forma de incentivo e redução das taxas de inadimplência.  

Segundo os gestores de Guarujá, a isenção ficará autorizada para os aposentados e pensionistas, moradores com deficiência de saúde, ex combatentes, pessoas com mais de 65 anos e entidades esportivas sem fins lucrativos.

No caso dos centros religiosos, haverá descontos também mediante a comprovação da realização de atividades essenciais.  

Normas da isenção do IPTU 2021

Para os moradores comuns, o benefício só poderá ser concedido se a pessoa tiver uma renda máxima de até 5 salários mínimos, morar no imóvel e não apresentar dívidas com a prefeitura.  

Já para os centros esportivos, será preciso cumprir as seguintes exigências:

Por último, as instituições religiosas precisarão apresentar a titularidade do imóvel e comprovar que sua utilização é destinada a atividades essenciais.  

Como solicitar a isenção do IPTU? 

Os interessados devem comparecer presencialmente na Secretaria de Finanças e procurar pela Coordenação de Receitas Territoriais, sala 11. Ao se apresentar, será preciso apresentar os documentos de posse do bem e de identificação pessoal. O atendimento está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 10h até as 16h.  

Os servidores irão gerar um requerimento comprovando o cumprimento das normas mencionadas acima. Esse documento precisará ser apresentado a gestão pública até o último dia do mês de novembro de cada ano, para poder renovar a isenção. 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile