Fies encerra inscrições para segundo semestre hoje (31); veja como se inscrever

Terminam hoje (31) às 23:59, as inscrições para o FIES (Financiamento Estudantil). Os cadastros são feitos exclusivamente pela internet através do portal do Ministério da Educação. Saiba mais.

Fies encerra inscrições para segundo semestre hoje (31); veja como se inscrever
Fies encerra inscrições para segundo semestre hoje (31); veja como se inscrever (Imagem FDR)

Para se inscrever entre no site do FIES e clique em “Minha Inscrição”. Será necessário criar um login “gov.br” mediante um cadastro no “Login Único” do governo federal.

A seleção para o segundo semestre deste ano oferece 30 mil vagas. O resultado será divulgado na próxima terça-feira, 04.

Datas do FIES 2020 segundo semestre

  • Início das inscrições: 28 de julho
  • Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59)
  • Resultado: 4 de agosto
  • Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
  • Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
  • Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)

De acordo com o edital podem se inscrever:

  • Quem fez o Enem a partir de 2010 e obteve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha tirado zero na redação
  • Quem possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos

Funcionamento

O candidato pode escolher até três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. O interessado ser escolhido de acordo com a nota tirada no Enem.

De acordo com edital, o desempate será feito com base nas seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.

FIES

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades particulares e, após mudanças, foi divido em duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes que contam com uma renda mensal familiar de no máximo três salários mínimos.

Já a segunda, chamada P-Fies, é focada no atendimento de estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Caso o estudante não tenha renda após a finalização do curso (período de amortização), o financiamento será quitado em prestações mensais com o mesmo valor do pagamento mínimo, na forma do regulamento do CG-Fies.

O cálculo de financiamento do Fies é realizado com base na renda familiar bruta do candidato, assim como qual porcentagem dessa renda pode ser reservada para o pagamento da mensalidade do curso.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.