SISU: Guia completo para você se preparar para o próximo processo seletivo

PONTOS CHAVES

  • O SiSU é um sistema gratuito para os estudantes concorrerem a vagas em universidades públicas
  • O programa abre inscrições duas vezes ao ano
  • Para ingressar no curso o aluno usa a nota do Enem

Os estudantes podem concorrer a vagas nas universidades públicas de todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para isso, será preciso usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

SISU: Guia completo para você se preparar para o próximo processo seletivo
SISU: Guia completo para você se preparar para o próximo processo seletivo (Foto: FDR)

O Sisu é um sistema gratuito e que abre inscrições duas vezes no ano, a primeira no primeiro semestre e a outra no semestre seguinte.

O Sisu foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC), e foi implantado no ano de 2010. Neste ano, o Sisu passou a oferecer vagas também para os cursos realizados a distância.

Como funciona o programa?

SISU: Guia completo para você se preparar para o próximo processo seletivo
SISU: Guia completo para você se preparar para o próximo processo seletivo (Foto: FDR)

O sistema é totalmente informatizado e online. Aqueles candidatos que possuem a melhor classificação usando a nota do Enem são os selecionados, seguindo as pontuações alcançadas na edição mais recente do exame. 

Cada um dos candidatos pode escolher até duas opções de cursos no momento em que está realizando a sua inscrição. 

No período em que são realizadas as inscrições, as notas de corte, que são a nota mínima necessária para que o candidato ocupe a vaga, são divulgadas uma vez no dia, depois do segundo dia de inscrição.

As classificações parciais podem ser consultadas nas duas opções do candidato e também é possível fazer alteração na escolha de curso e de universidade até o fechamento das inscrições.

No final delas, o candidato precisa ter nota suficiente para ser convocado e assim será chamado para a sua primeira opção.

Quem pode se inscrever no Sisu? 

Aqueles que desejam se candidatar devem ter participado da edição mais recente do Enem, e não ter tirado zero na prova de redação. 

Os estudantes que fizeram o Enem como treineiro, ou seja, sem ter concluído o ensino médio, não pode participar do programa.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser realizadas pela internet no site do SisuNão é preciso pagar taxa para concorrer a uma vaga no programa. 

Neste ano, o acesso ao sistema de inscrição do Sisu passou a ser realizado com o login único do gov.br, sistema de acesso único do governo federal. O cadastro no gov.br pode ser feito neste endereço: https://sso.acesso.gov.br/login.

Como saber se fui aprovado?

A lista dos aprovados sempre é disponibilizada de um a três dias depois que as inscrições são encerradas. As datas de divulgação dos resultados podem ser consultadas no mesmo site onde foi feita a inscrição.

Como acessar o site?

A página de acesso é: https://sisu.mec.gov.br. Para entrar no sistema é preciso ter em mãos o login único do gov.br, sistema de acesso único do governo federal. 

Como funciona a lista de espera?

A lista de espera é para preencher as vagas que não foram ocupadas na chamada regular. Na primeira chamada é feita a convocação dos candidatos que ocuparam as primeiras vagas, se eles não fizerem as suas matriculas as vagas não preenchidas são colocadas para os candidatos que estão na lista de espera.

Como saber se estou na lista de espera?

O Sisu divulga a data de início da convocação dos candidatos em lista de espera, porém as chamadas são realizadas diretamente pelas instituições de ensino.

Sendo assim, se o candidato estiver na lista de espera deve acompanhar as convocações junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Os candidatos precisam ficar atentos aos seus e-mails ou meios de comunicação com a universidade.

Já fiz faculdade particular posso fazer o Sisu?

Sim, aqueles que já fizeram uma graduação podem concorrer a uma vaga pelo Sisu, desde que cumpra as regras.

Posso me inscrever mais de uma vez no SISU?

Sim, em cada edição do programa o candidato pode escolher até duas opções de cursos na hora da inscrição. 

Sendo assim, mesmo que o candidato tenha se inscrito no semestre anterior ele pode se inscrever novamente.

Não alcancei a nota de corte posso conseguir a vaga?

Não, a nota de corte é a nota estabelecida para que o candidato fique entre os selecionados de um curso. Então, se a nota foi menor que essa ele não será selecionado na chamada regular e dependendo dela ele pode fica na lista de espera. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!