Não passou na 1ª chamada do SISU 2020.2? Veja como funciona a lista de espera!

O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada Sisu 2020.2 foi divulgado nesta terça-feira (14). A partir de agora, os candidatos que não foram convocados para nenhuma das opções de curso selecionadas poderão declarar interesse na lista de espera até o dia 21 de julho, pelo site.

Não passou na 1ª chamada do SISU 2020.2? Veja como funciona a lista de espera!
Não passou na 1ª chamada do SISU 2020.2? Veja como funciona a lista de espera! (Imagem: Divulgação)

O resultado da chamada para a lista de espera será no dia 24 de julho. A segunda edição do Sisu recebeu 814.476 inscritos.

Os candidatos que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se cadastraram no sistema disputaram 51.924 vagas ofertadas em 57 instituições públicas de educação superior do país.

Esta foi a primeira edição do programa com cursos de graduação ofertados na modalidade de ensino a distância (EaD).

Como participar da lista de espera do SISU?

Após a divulgação do resultado, é só acessar o sistema com o Login Único do governo federal, entrar em Ver meu boletim e selecionar a confirmação de interesse para a lista de espera.

Depois, basta conferir se o sistema emitiu uma mensagem de confirmação e acompanhar as próximas chamadas pelo site. A declaração de interesse pode ser feita até as 23h59 do dia 21 de julho.

O período de matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular será de 16 a 21 de julho. Depois, as vagas remanescentes retornam para o sistema, na lista de espera e são distribuídas nos mesmos critérios anteriores de classificação. A primeira chamada da lista de espera será divulgada em 24 de julho.

A partir daí, basta acompanhar as convocações feitas pelas universidades para preenchimento das vagas restantes, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico estabelecidos no próprio edital da instituição.

Horários e locais de atendimento também são especificados no documento. Algumas universidades exigem que o aluno confirma a matrícula presencialmente.

A classificação no Sisu 2020.2 considera o desempenho obtido nas provas do Enem. Os candidatos aprovados começam a estudar no segundo semestre deste ano.

Todas as vagas são para instituições públicas de ensino, ou seja, gratuitas. Algumas delas exigem nota mínima para ingresso em cursos específicos; estas informações podem ser consultadas no site do programa, assim como a quantidade de vagas por curso, modalidade, instituição de ensino e localidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!