Devido à pandemia de coronavírus, os prazos de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) tinham sido prorrogados. A medida foi adotada para auxiliar a população, visto que diversas famílias tiveram redução de renda diante a pandemia. No entanto, moradores de Vitória, Serra e Cariacica, no Espírito Santo, voltarão a pagar a cota única do imposto a partir dessa semana.
Em Vitória e Serra, o prazo termina na sexta-feira (31). Em Cariacica, a prorrogação é válida até 9 de setembro. Para os moradores da capital, Vitória, a data considera o desconto de 8% na cota única.
Para o pagamento em Cariacica, o mesmo desconto vai até 10 de agosto. Os moradores que pagarem a cota única do IPTU 2020 até 9 de setembro terão desconto de 5%.
Na Serra, os pedidos de redução e isenção do imposto vão até sexta (31). Os contribuintes têm, então, até essa data para resolver possíveis pendências.
Depois dos prazos, o imposto poderá ser pago até o último dia de expediente bancário do ano. O pagamento por meio do parcelamento continua, de acordo com o calendário das cidades.
Vila Velha, por outro lado, retornou com a cobrança do imposto desde 10 de junho. Mesma data que venceu o desconto de 8% na cota única e a primeira parcela, para os que optaram pelo parcelamento em 6 vezes.
Retomada das atividades no Espírito Santo
O Estado tem apresentado queda na taxa de transmissão do novo coronavírus desde o início de julho.
Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica estão no grupo dos municípios de risco moderado de transmissão. O comércio nesses locais está aberto, sem alternância de lojas, e passou a funcionar de segunda à sexta-feira, das 10h às 16 horas.
Academias também estão funcionando e, nas cidades de risco moderado, não é mais necessário limitar o atendimento. No entanto, todos os municípios devem continuar seguindo o protocolo de distanciamento mínimo entre usuários e uso de máscara obrigatório.
Os shoppings foram reabertos em junho e tiveram o horário de funcionamento ampliado. As lojas podem funcionar de 12h às 20 horas e as praças de alimentação, de 12h às 18 horas. As salas de cinema seguem fechadas. Escolas também seguem com as aulas presenciais suspensas.