Transferência de veículo será feita por meio digital até 2021

Motoristas brasileiros contarão com novo serviço digital. Nessa semana, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) informou que estará realizando a transferência eletrônica de veículo até o fim do ano. A portabilidade deverá ser realizada por meio de uma plataforma digital, permitindo que os condutores consigam repassar os automóveis de forma mais rápida e prática. 

Transferência de veículo será feita por meio digital até 2021 (Imagem: Reprodução - Google)
Transferência de veículo será feita por meio digital até 2021 (Imagem: Reprodução – Google)

A transferência eletrônica dos carros será administrada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A ideia é que, os donos de um veículo, ao desejarem repassar o mesmo, consigam fazer isso de um jeito menos burocrático, porém ainda seguro.

Em período de testes, a plataforma já está sendo aplicada em diversos estados nacionais e deverá ser concluída ainda em dezembro.  

Atualmente, as regiões com melhor adesão foram em Santa Catarina, Espírito Santo e Goiás. Nas próximas semanas, será a vez do teste ser feito no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Espera-se que o projeto passe a ter uma adesão total no país, tendo em vista a facilidade de sua aplicação. 

Redução de custos 

Outro benefício da transferência digital é a redução dos custos, tendo em visto que as taxas de serviços burocráticos serão reduzidas. Além disso, os valores da transferência dispensarão também a emissão do CRV em papel, que passará a ser gerado em PDF ou com QR Code 

O valor exato de cada serviço é determinado por estado, conforme acontece as taxações de trânsito como o IPVA, entre outras. No entanto, deverá apresentar uma média nacional mediante a avaliação do Departamento Nacional de Trânsito. Em São Paulo, por exemplo, os documentos de transferência estão com um custo médio de R$ 212.  

Segurança no ato de compra do veículo  

Com a portabilidade digital, os proprietários dos automóveis terão uma maior segurança na hora de compra-los e vende-los. Por meio dos certificados eletrônicos e da assinatura digital, a validação do repasse é feita mais rápida e evita os riscos de entrave durante a tramitação.

Os procedimentos conseguem ser acompanhados online, proporcionando uma maior transparência.  

É importante lembrar que a titularidade de um veículo é essencial para a circulação do mesmo. O proprietário só pode circular mediante um documento que comprove a posse do bem. 
 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.