Manaus anuncia retorno das aulas na rede pública a partir de 10 de agosto

Alunos da rede municipal de Manaus deverão retomar as atividades presenciais a partir de 10 de agosto. Nessa semana, o governo estadual informou que as aulas da rede pública voltarão a acontecer nas unidades de ensino. De acordo com o gestor, Wilson Lima, a decisão foi tomada em parceria com o as entidades de saúde e não colocará em risco a vida dos estudantes.  

Manaus anuncia retorno das aulas na rede pública a partir de 10 de agosto (Imagem: Reprodução - Google)
Manaus anuncia retorno das aulas na rede pública a partir de 10 de agosto (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder aplicar as ações de retomada, o governador explicou que os centros só atuarão com 50% da capacidade total de alunos. Além disso, haverá um distanciamento entre as cadeiras e parte deles assistirão as aulas por uma tela de TV e pelas redes sociais.  

É válido ressaltar que, em Manaus, as aulas da rede pública estão suspensas desde o mês de março, quando começaram a surgir os primeiros casos do novo coronavírus.

O gestor reforçou ainda que, o plano de reabertura foi desenvolvido com a autorização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e que adotará todos os cuidados necessários.  

De acordo com o secretário estadual executivo de Educação, Luis Fabian, a decisão tem como objetivo concluir o ano letivo com 800 horas. Por isso, as atividades digitais serão amplificadas para suprir a ausência física.  

Aulas de Manaus contarão com: 

Retorno em sistema de rodízio 

Para evitar que os alunos se aglomeres, as atividades estudantis voltarão a ocorrer em divisão de blocos, sendo eles A e B. Isso resultará em uma divisão semanal onde os estudantes estarão presentes nos centros de ensino. Veja a escala: 

Quando estiverem em casa, os estudantes deverão continuar exercendo suas atividades por meio do acesso remoto que oferecerá listas de exercícios e vídeo aulas mediante a uma programação especializada. 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile