Estudantes que pretendem concorrer às vagas nos cursos de Medicina, Cinema, Oceanografia e Geologia, no campus de Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), poderão ganhar bônus na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O bônus será destinado àqueles que estudam e moram no estado do Pernambuco. A proposta é que esse público tenha um acréscimo de 10% em suas médias, para concorrer a um desses quatro cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O projeto para ampliar a oferta de bônus para os feras de Pernambuco é do reitor Alfredo Gomes, e será votado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da universidade.
Atualmente, esse benefício já existe dentro da UFPE, para estudantes que são egressos da Zona da Mata e do Agreste do estado, e que se candidatam às vagas em cursos ministrados em Vitória de Santo Antão e Caruaru.
Ocupação de vagas na UFPE
Uma pesquisa realizada em 2019 pela própria universidade, para saber a origem dos candidatos aprovados no curso de medicina, mostra que das 140 vagas ofertadas, 53 são ocupadas por pernambucanos. Isso representa 37,9% das vagas.
As 87 vagas restantes (62,1%) foram ocupadas por vestibulandos de outros estados. Entre os principais: São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com a pró-reitoria, no ano de 2018, os quatro cursos que possuem mais alunos de outros estados brasileiros são medicina (55%), oceanografia (43%), cinema (38%) e biomedicina (34%).
Bônus em universidades
Existem outras universidades no país que também aderem ao mesmo benefício em alguns de seus cursos.
Entre essas, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com bônus de 20% aos estudantes que disputam vagas na modalidade de ampla concorrência. Neste caso, o estudante precisa ter cursado parte do ensino fundamental e todo o ensino médio no estado.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também oferta bônus de 7% aos estudantes que cursaram todo o ensino médio no estado.
Além disso, também tem a Universidade Federal do Acre (Ufac), com bônus de 15% aos vestibulandos da ampla concorrência, que também cursaram o ensino médio no Acre.
Decisão
A votação para decisão da ampliação do bônus regional será em reunião da CEPE, ainda sem uma data definida.