Pernambuco inicia nova fase do plano de retomada dos comércios; veja o que reabre

Desde segunda-feira (6), os municípios que fazem parte das Geres do Recife (I), Limoeiro (II) e Goiana (XII) estão entrando na quinta etapa do Plano de Convivência das Atividades Econômicas de Pernambuco. Esse plano foi colocado para as atividades serem retomadas de forma gradual após a queda do Covid-19. 

Pernambuco inicia nova fase do plano de retomada dos comércios; veja o que reabre
Pernambuco inicia nova fase do plano de retomada dos comércios; veja o que reabre (Foto:Google)

Nesta quinta fase, serão liberados os serviços de escritório com 50% da capacidade, as concessionários, locadoras de veículos e similares com 100% dos funcionários.

Já as praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas, poderão retomar os esportes individuais ao ar livre, com exceção das lutas. 

Esse anúncio foi feito pelo Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amanci. Essa reabertura deve seguir o Protocolo Geral do Estado.

Os protocolos a serem seguidos seguem três eixos. O primeiro é o distanciamento social, que deve ser mantido seguindo as especificações de cada uma das modalidade esportiva e os protocolos de cada federação.

Seguindo os protocolos de higiene, no qual a entrada nos espaços esportivos só poderá acontecer com o uso de máscaras, a retirando somente quando estiver em atividade ou treinamento.

Além disso, é necessário trocar a máscara sempre que o usuário notar que ela estiver úmida.

Deve ser garantida também que os participantes realize a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, com frequência.

Os materiais e equipamentos esportivos, devem ser higienizados após cada manuseio, já que são compartilhados.

Deve ser realizado o monitoramento, tirando a temperatura antes do acesso aos espaços ou equipamentos esportivos e orientar os usuários para que mantenham em atividade ou treinamento remoto os atletas, paratletas, profissionais e praticantes em geral enquadrados no grupo de risco.

Nesta etapa também são aprovados os jogos de futebol sem público no estado de Pernambuco, mas o pólo de confecção continuam suspensos. Hoje, terça-feira (7) será realizada uma análise para que essas competições possam acontecer.