Caixa TEM falha e clientes do Nubank e PicPay recebem auxílio emergencial em DOBRO

Erros no sistema do Caixa Tem geram conflitos entre fintechs. Nessa semana, usuários dos bancos digitais como Nubank e PicPay receberam o valor do auxílio emergencial em dobro. A liberação extra ocorreu por causa de um entrave operacional na Caixa Econômica e acabou resultando em problemas para todas as marcas envolvidas. 

Caixa TEM falha e clientes do Nubank e PicPay recebem auxílio emergencial em DOBRO (Imagem: Reprodução - Google)
Caixa TEM falha e clientes do Nubank e PicPay recebem auxílio emergencial em DOBRO (Imagem: Reprodução – Google)

Visando resolver a situação, o Banco Central orientou que fosse feito um estorno em todas as contas que tiveram o benefício dobrado, mas isso acabou afetando outros correntistas. 

Para poder fazer a primeira liberação do auxílio emergencial, Caixa Econômica Federal criou uma conta poupança digital onde os valores são depositados. A modalidade é similar aos sistemas de fintech, mas não permite a realização de saques antes de um período de 30 dias.  

Para poder antecipar a verba, os beneficiários são aconselhados a acessar plataformas como o PicPay ou o NubankAtravés da criação de seus próprios boletos, com limite máximo de R$ 1.000, o correntista consegue fazer o pagamento por meio do Caixa Tem e assim tem a quantia liberada na conta em que gerou o carnê.  

Falhas de pagamento 

Foi exatamente nesse processo de repassar a prestação de contas dos usuários que a Caixa errou e acabou repetindo uma ou mais vezes. Desse modo, um beneficiário que deveria receber R$ 600, por exemplo, teve um depósito de R$ 1.200 em sua conta Nubank ou PicPay 

Ciente da situação, como forma de correção, o Banco Central orientou as instituições bancárias a fazerem um estorno direto na conta de cada usuário. Sendo assim, a quantia extra repassada seria retirada sem o consentimento do mesmo.  

Atrapalho na devolução 

O problema foi que, nesse processo de reaver os valores depositados incorretamente, tanto o Nubank quanto o PicPay acabaram retirando quantias de clientes que nem ao menos estavam cadastrados no auxílio emergencial.

Diante da confusão, uma série de queixas começaram a aparecer nos perfis digitais das marcas, gerando uma exposição grande sobre o problema. 

Até o momento, a Caixa, o Nubank e o PicPay não se pronunciaram sobre tais erros. Acredita-se que quem teve retiradas incorretas será reembolsado nos próximos dias e não se sabe se o processo de antecipação do auxílio por meio do pagamento de boletos será suspenso. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.