Auxílio emergencial: Fila de espera para 1ª análise ainda tem 1,3 milhão de pessoas

O auxílio emergencial do governo foi criado para ajudar os trabalhadores autônomos em meio a pandemia do coronavírus e começou a ser pago em abril. Após quase três meses do inicio dos pagamentos, 1,3 milhão de pessoas ainda aguardam a primeira análise que é realizada pela Dataprev para ter acesso a ajuda governamental.

Auxílio emergencial: Fila de espera para 1ª análise ainda tem 1,3 milhão de pessoas
Auxílio emergencial: Fila de espera para 1ª análise ainda tem 1,3 milhão de pessoas (Imagem: FDR)

Estes números fazem parte do último balanço divulgado pela Caixa Econômica. Até a última quarta-feira, 8, foram 109,1 milhões de cadastros no auxilio emergencial, deste total, 107,7 milhões foram processados.

São 65,2 milhões de pessoas que já receberam o Auxílio Emergencial dentro das parcelas 1, 2 e 3, um montante de R$ 121,1 bilhões.

Dentre os inscritos pelo site ou app, 832 mil estão aguardando uma reanálise de seus dados e outros 1,3 milhão esperam pela primeira análise da Dataprev. As consultas a respeito do andamento das solicitações podem ser feitos pelo aplicativo ou site do auxilio emergencial.

Caixa Tem

Nos últimos dias não faltaram reclamações a respeito do funcionamento do aplicativo Caixa Tem, essencial para a movimentação dos valores recebidos pelo auxilio.

Muitos usuários reclamaram das filas intermináveis para conseguir entrar no sistema e também dos erros no processamento dos pagamentos.

A Caixa alegou que parte dos erros que aconteceram se deu pelo grande número de acessos simultâneos dos usuários, e o crescimento no número de pessoas utilizando a plataforma.

O registro de transações por QR Code foi de 62 pagamentos em 28 de maio para um pico de 500 mil em 3 de julho, segundo a a Caixa.

O banco falou também sobre a maior utilização de operações de débito com cartão virtual no app, cujas transações somam 28 milhões desde o início das transferências de renda.

Aprovados do terceiro lote recebem a primeira parcela

Os saques e transferências estão acontecendo de acordo com um calendário organizado pelos meses de nascimento dos trabalhadores e vai até o próximo dia 18 de julho.

Todos os trabalhadores deste terceiro lote, já receberam os valores em sua conta poupança digital entre os dias 16 e 17 de junho.

Calendário saques e transferências da primeira parcela para terceiro grupo de aprovados

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile