Para quem deseja ingressar no ensino superior, depois do Sisu e do Prouni, está chegando o momento de ofertas de vagas no programa de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As oportunidades são destinadas à instituições privadas de ensino, e as inscrições do Fies 2020.2 serão entre os dias 21 a 24 de julho.
O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é auxiliar estudantes no financiamento de cursos superiores que não são gratuitos. Neste ano, há novas modalidades que possibilitam juros zero à quem precisa.
Funciona em uma escala de financiamento que vai variar de acordo com a renda bruta familiar do candidato.
Se a renda bruta familiar, per capita, for até 3 salários mínimos, pode concorrer ao financiamento de juros zero.
As prestações realizadas serão de acordo com a renda limite do candidato. O objetivo é diminuir os encargos, de acordo com a situação financeira do estudante.
Os candidatos poderão se inscrever, apenas, nos cursos que estiverem disponíveis no sistema do Fies.
Inscrição e classificação no Fies
As inscrições serão feitas de forma unicamente online. No primeiro momento, serão realizadas, entre os dias 15 a 17 de julho, a complementação de inscrições que foram postergadas para o segundo semestre.
Logo após, começarão as inscrições oficiais. O resultado será divulgado no dia 28 de julho.
O sistema de seleção também conta com nota de corte, que é a menor nota entre os selecionados em um grupo de preferência. Neste caso, a nota é apenas de caráter informativo.
A classificação e pré-seleção dos candidatos se dará por ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio.
Será, ainda, de acordo com o grupo de preferência à vaga no qual se inscreveram, atendendo as prioridades de curso, turno e local de oferta. Observando ainda a seguinte sequência:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Cronograma Fies 2020.2
Complementação da inscrição postergada: 15 a 17 de julho de 2020
Inscrições: 21 a 24 de julho de 2020
Resultado: 28 de julho de 2020
Complementação das informações da inscrição: 28 a 30 de julho de 2020
Lista de espera: 28 de julho a 31 de agosto de 2020