Cresce em 123% número de pedidos de benefícios por incapacidade no INSS

Dados do INSS mostram que durante a pandemia o número de solicitações de auxílio por incapacidade cresceu em 123%. De acordo com um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mais de 545,9 mil pessoas deram entrada em análises como o auxílio doença.   

Cresce em 123% número de pedidos de benefícios por incapacidade no INSS (Imagem: Reprodução - Google)
Cresce em 123% número de pedidos de benefícios por incapacidade no INSS (Imagem: Reprodução – Google)

Até o mês de fevereiro, o órgão recebia em média 244,8 mil processos para a categoria. No entanto, com a proliferação do novo coronavírus houve uma expansão. 

Os auxílios por incapacidade, como o auxílio doença, são liberados para pessoas que ficam impossibilitadas de exercerem suas atividades trabalhistas por algum motivo de saúde.

Acidentes ou até mesmo doenças crônicas passam a ser custeados pelo INSS para garantir que o cidadão mantenha uma renda mínima.  

Desse modo, com o país vivendo uma das maiores crises sanitárias da história, graças a proliferação do covid-19, as infecções vem fazendo com que os trabalhadores se afastem das empresas e assim solicitem os recursos financeiros promovidos pelo INSS 

Segundo os dados do TCU, 90% dos processos em avaliação por incapacidade são destinados ao auxílio doença. Um dos motivos, de acordo com a gestão do tribunal, foi a decisão do presidente Jair Bolsonaro de antecipar os valores mensais de R$ 1.045 durante 90 dias.  

Mediante ao pagamento adiantado das parcelas, mesmo sem a conclusão do laudo médico, os beneficiários passam a ter acesso de forma mais imediata a quantia. Apesar de parecer positiva, a decisão representa um risco para a gestão do INSS que pode ter gastos com auxílios solicitados indevidamente.  

Redução nas filas de análise do INSS

O TCU ainda mostrou que, com o fechamento das unidades presenciais do INSS, o número de pedidos em análise foi reduzido em quase 8,4%.

De acordo com o ministro Bruno Dantas, relator do caso, a iniciativa de manter as agências fechadas para evitar a contaminação do covid-19 permitiu que os servidores tivessem mais tempo para se dedicar aos processos. 

“O que se detectou nessa situação foi que, como as agências do INSS foram praticamente fechadas os funcionários que estavam alocados nesse atendimento estão trabalhando no processamento dos benefícios, o que ajudou a reduzir a fila”, afirmou. 

Dos 1.603.354 que precisavam ser verificados em fevereiro, apenas 1.147.021 restaram para o mês de maio, fazendo com que o tempo de resposta caísse de 118 dias para 79 dias. 

“Não é que o atendimento do INSS melhorou, é preciso frisar isso, a fila está sendo reduzida por outras circunstancias”, disse. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.