Jair Bolsonaro editou o decreto autorizando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a estender, até o dia 31 de outubro, a dispensa da perícia médica. O exame é necessário para a antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é voltado para pessoas com deficiência de baixa-renda e também para a concessão do auxílio doença.

publicidade
Auxílio doença do INSS sem perícia será pago até outubro; veja quem recebe!
Auxílio doença do INSS sem perícia será pago até outubro; veja quem recebe! (Foto: Google)
publicidade

A dispensa da perícia médica está valendo desde o mês de abril, quando as agências do INSS fecharam devido a pandemia do coronavírus. A decisão de prorrogar o período de dispensa da perícia surgiu para evitar que milhões de beneficiários fiquem sem os benefícios durante o fechamento das agências do INSS, que não estão realizando atendimentos presenciais.

Segundo a nota divulgada, as agências do INSS voltam a funcionar a partir de 13 de julho, mas diz que nem todas estarão prontas para atendimentos.

Meu INSS

O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

É possível também ligar para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).

Se cadastrando no Meu INSS

Para realizar o cadastro no Meu INSS, você vai precisar informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Após isso será gerado um código de acesso provisório. Nesse momento você deve fazer login, com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: soufeliz1).

Passo a passo para solicitar auxílio doença no Meu INSS

Ao entrar no aplicativo ou site Meu INSS vá na opção “Agendar Perícia”. Caso você ainda tenha uma senha cadastrada, deverá se registrar antes de seguir com os procedimentos seguintes.

Após fazer o login:

  • Vá em “Agendar Perícia”
  • Escolha a opção “Perícia Inicial” e, na sequência, vá em “Selecionar”
  • Na pergunta “Você possui atestado médico”, escolha “SIM” e clique em continuar
  • Insira as informações pedidas e clique em “Avançar”
  • Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento e clique em “Anexar”
  • Agora é só selecionar o atestado médico que está em seu computador ou celular, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”
  • Siga as instruções seguintes e clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.

Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.