Funcionários do INSS não querem retornar atendimento das agências; entenda os motivos

Após anunciar data de reabertura das unidades presenciais, servidores do INSS contestam decisão. Na última semana, o governo federal e a administração do Instituto Nacional do Seguro Social confirmaram que as agências voltarão a funcionar no próximo dia 13. A notícia pareceu positiva para alguns beneficiários que desejam resolver suas burocracias, mas foi reprovada pelos profissionais que prestam serviço para o órgão.  

Funcionários do INSS não querem retornar atendimento das agências; entenda os motivos (Imagem: Reprodução - Google)
Funcionários do INSS não querem retornar atendimento das agências; entenda os motivos (Imagem: Reprodução – Google)

Mediante ao pronunciamento do governo, os servidores começaram a apontar uma série de irregularidades no processo de reabertura, afirmando que a decisão poderia gerar uma greve sanitária. 

Muitos alegam que não há estrutura e condições de trabalhos para recepcionar o público do INSS, uma vez em que todos são considerados grupos de risco por terem mais de 60 anos.  

 “A Federação Nacional dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) fez todos os alertas e fez denúncias ao Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU). Orientamos os trabalhadores a não se apresentarem nas unidades e estamos organizando uma ‘greve sanitária’, por sobrevivência.”, informou Moacir Lopes, presidente da Fenasps, que está atuando em parceria com os servidores para travar o processo de retomada. 

De acordo com a Fenaspsa reabertura das sedes do INSS poderá gerar um efeito negativo para o quadro de infectados pela pandemia do novo coronavírus em todo o território nacional. 

“Essa não é a função deles. Vamos responsabilizar todos os gestores se ocorrer tragédias e mortes de servidores”, enfatizou Lopes.  

Especialista em direito do trabalhador, Bruno Conti, do escritório Wagner Advogados Associados, afirmou que mesmo sob uma série de medidas de segurança para evitar a contaminação, ainda assim é preciso repensar nos riscos de uma possível greve sanitária.  

“A princípio, a administração pode vir a exigir a compensação das horas paradas. Mas, dependendo do período da paralisação, o servidor corre o risco de ver seu gestor abrir um processo administrativo disciplinar (PAD)”, destacou Conti.  

Pronunciamento do INSS 

Em meio as críticas, a administração do INSS reforça que está desenvolvendo um estudo intitulado de “Protocolo de Segurança – Procedimentos de Prevenção e de Controle da Covid -19 no Trabalho”. 

No planejamento o órgão registra que haverá um processo de retomada gradual, extremamente seguro, cumprindo todas as determinações impostas pela Organização Mundial de Saúde. 

 “Além disso, o INSS terá um portal com as informações em tempo real sobre o retorno, que em breve será disponibilizado ao público. Nesse portal, constará quais agências estão abertas, quantos agendamentos foram disponibilizados, além de outras informações de interesse do cidadão”, destacou o órgão. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.