Atenção! Atendimento remoto do INSS foi prorrogado até 31 de julho

Após reivindicação dos servidores, administração do INSS prorroga a abertura de suas unidades. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que os pontos presenciais de atendimento permanecerão fechados até o dia 31 de julho. A paralisação temporária foi motivada mediante a proliferação do novo coronavírus e já está em funcionamento desde o mês de março. Entenda mais no texto abaixo.  

Atenção! Atendimento remoto do INSS foi prorrogado até 31 de julho (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! Atendimento remoto do INSS foi prorrogado até 31 de julho (Imagem: Reprodução – Google)

Inicialmente, a presidência do INSS desejava retomar suas atividades ainda em julho. Na última semana, os gestores informaram que estariam desenvolvendo um plano de ação para que as sedes fossem reabertas.  

No entanto, ao tomarem ciência dos procedimentos, servidores e representantes de órgãos trabalhistas deram início a um processo de contestação, alegando que a reabertura poderia gerar uma crise sanitária.  

Uma vez em que o público alvo do INSS são pessoas acima dos 60 anos, estas consideradas zonas de risco mediante a pandemia, o atendimento físico poderia dimensionar o número de contaminações entre a população e colocar os próprios funcionários em risco.  

Pronunciamento do INSS 

Deste modo, nesta quarta-feira (8), o INSS informou que manterá suas unidades fechadas e que a reabertura está prevista apenas para o dia 3 de agosto.  

“O adiamento do retorno gradual do atendimento presencial foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista”, informou o instituto por nota.  

Além disso, reforçou seu comprometimento mediante os tempos de pandemia, relembrando a decisão de paralisação ainda em março.  

“Essa decisão mostra que os gestores da Previdência Social estão comprometidos com o objetivo de conciliar a segurança sanitária da população e dos servidores com a garantia da proteção social dos segurados e beneficiários“, acrescentou órgão. 

Processo de retomada 

Sobre a volta das atividades presenciais, o INSS informou ainda que o atendimento será reduzido e permitido exclusivamente para: 

  • aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135); 
  • e a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA