Atenção! Atendimento remoto do INSS foi prorrogado até 31 de julho

Após reivindicação dos servidores, administração do INSS prorroga a abertura de suas unidades. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que os pontos presenciais de atendimento permanecerão fechados até o dia 31 de julho. A paralisação temporária foi motivada mediante a proliferação do novo coronavírus e já está em funcionamento desde o mês de março. Entenda mais no texto abaixo.  

Atenção! Atendimento remoto do INSS foi prorrogado até 31 de julho (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! Atendimento remoto do INSS foi prorrogado até 31 de julho (Imagem: Reprodução – Google)

Inicialmente, a presidência do INSS desejava retomar suas atividades ainda em julho. Na última semana, os gestores informaram que estariam desenvolvendo um plano de ação para que as sedes fossem reabertas.  

No entanto, ao tomarem ciência dos procedimentos, servidores e representantes de órgãos trabalhistas deram início a um processo de contestação, alegando que a reabertura poderia gerar uma crise sanitária.  

Uma vez em que o público alvo do INSS são pessoas acima dos 60 anos, estas consideradas zonas de risco mediante a pandemia, o atendimento físico poderia dimensionar o número de contaminações entre a população e colocar os próprios funcionários em risco.  

Pronunciamento do INSS 

Deste modo, nesta quarta-feira (8), o INSS informou que manterá suas unidades fechadas e que a reabertura está prevista apenas para o dia 3 de agosto.  

“O adiamento do retorno gradual do atendimento presencial foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista”, informou o instituto por nota.  

Além disso, reforçou seu comprometimento mediante os tempos de pandemia, relembrando a decisão de paralisação ainda em março.  

“Essa decisão mostra que os gestores da Previdência Social estão comprometidos com o objetivo de conciliar a segurança sanitária da população e dos servidores com a garantia da proteção social dos segurados e beneficiários“, acrescentou órgão. 

Processo de retomada 

Sobre a volta das atividades presenciais, o INSS informou ainda que o atendimento será reduzido e permitido exclusivamente para: 

  • aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135); 
  • e a serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.