Hoje (8), foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) em que fica decidida a prorrogação do atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para até o dia 31 de julho.
A abertura gradual das agências estava prevista para ser iniciada a partir de 13 de julho, agora ela vai acontecer após o dia 3 de agosto.
O INSS informou em nota, que esse adiamento do retorno gradual do atendimento nas agências. “foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista”.
O atendimento está suspenso desde o final do mês de março, como uma medida de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.
Após a reabertura o funcionamento das agências será de forma parcial, por seis horas contínuas, e o atendimento presencial será restrito exclusivamente:
- Aos segurados e beneficiários que fizeram o agendamento pelos canais remotos do INSS;
- Aos serviços que não podem ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, como :perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.
Hoje, há 1.525 agências da Previdência Social espalhadas pelo país. De acordo com o órgão, antes de realizar a reabertura, as unidade terão que avaliar o perfil do seu quadro dos servidores e contratados.
Além disso, é preciso fazer a avaliação do volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
Os funcionários que são do grupo de risco vão continuar trabalhando de forma remota em casa.
Em áreas remotas da Amazônia, onde as comunidades ribeirinhas dependem de atendimento por meio de barco, o INSS já retomou os atendimentos físicos há duas semanas, tomando todos os cuidados preventivos como o uso de máscaras e álcool em gel para os funcionários.
Caso tenha dúvidas, ou queira agendar seu atendimento, o beneficiário pode entrar nos canais de atendimento:
- gov.br/meuinss,
- Telefone 135;
- Aplicativo Meu INSS que está disponível na Google Play e na App Store.