Quanto meu dinheiro rende se eu deixar na poupança?

A maioria dos brasileiros ainda preferem apostar na poupança na hora de investir o seu dinheiro. Isso acontece porque ainda se trata de uma prática fácil e não possui cobrança de imposto de renda em seus rendimentos. Por isso, muitas pessoas confiam na poupança.

Quanto meu dinheiro rende se eu deixar na poupança?
Quanto meu dinheiro rende se eu deixar na poupança? (Foto: Google)

Mesmo assim, ainda existem certas questões que impedem um crescimento real do dinheiro investido. Para entender melhor, é preciso avaliar o seu rendimento.

O governo criou uma regra para o rendimento da poupança. Basicamente, para qualquer cenário, o tesouro Selic, que é a alternativa do governo para a poupança, e essa opção sempre irá render mais.

Veja como é o rendimento se apostar na poupança

No cenário atual, a poupança rende cerca de 70% da taxa Selic mais a taxa referencial (TR). Anualmente, a taxa rende 3% ao ano e a TR está no valor de 0. A taxa Selic é a ferramenta utilizada no Brasil para um controle maior da inflação.

Com essas explicações, fica mais fácil entender que o rendimento da poupança é de 70% da taxa Selic (3%). Nesse caso rendimento é 2,1% ao ano.

O que é preciso entender é que atualmente o rendimento está menor que o de costume. Isso está acontecendo por conta da crise de coronavírus.

A segurança e as desvantagens

Muitas pessoas acreditam que a poupança ainda é o investimento mais seguro de se fazer, mas isso não é verdade. Esse quesito deve ser analisado de acordo com a saúde financeira do banco e do fundo garantidor de crédito (FGC). O fundo é importante para assegurar os depósitos mesmo em caso de falência da instituição.

Por esse motivo, é preciso entender que existem outros investimentos com maior rendimento e até mesmo mais segurança.

Com a taxa que apresentamos, é possível ver que não há muita vantagem em colocar o dinheiro na poupança. As taxas estão baixas e a segurança não é a principal chave.

Outro ponto negativo é que a poupança rende apenas no seu aniversário. Em resumo, o valor só cairá após 30 dias da data do seu aniversário. Para muitos, esse ponto negativo é o que faz as pessoas escolherem outros investimentos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.