Recebeu restituição do IRPF 2020? Saiba melhor forma de usar o dinheiro

O primeiro lote da restituição do IRPF 2020 foi pago nesta sexta-feira, dia 29 de maio. Os demais lotes começam a ser liberados de acordo com o calendário estipulado pela Receita Federal. Milhões de brasileiros já sabem o que fazer com esse valor: quitar dívidas.

Recebeu restituição do IRPF 2020? Saiba melhor forma de usar o dinheiro
Recebeu restituição do IRPF 2020? Saiba melhor forma de usar o dinheiro (Montagem/FDR)

Nesse momento, o Brasil e o mundo estão vivendo uma grande crise por conta da pandemia de coronavírus. Justamente por isso, fica difícil saber qual a melhor maneira de utilizar o dinheiro da restituição. Pensando nisso, resolvemos passar algumas dicas, veja:

  1. Pagamento de contas

Como já citamos, muitos brasileiros pretendem efetuar o pagamento de dívidas e essa é uma ótima forma de utilizar a restituição do IRPF 2020. Com a crise, muitas empresas estão facilitando o pagamento de algumas contas e fazendo renegociações com devedores. Essa é uma ótima oportunidade para conseguir bons descontos.

  1. Criar uma reserva

No dia a dia é muito difícil criar uma reserva financeira e essa é uma chance de fazer isso. Caso suas contas estejam em dia, que tal criar uma reserva de emergência?
Estamos em uma situação em que não sabemos o que vai acontecer nas próximas semanas ou meses. Por isso é importante ter uma quantia guardada para uma possível utilização futura.

  1. Investir

Uma outra opção é a de investir esse valor em algo sólido e com pouco risco. Uma boa ideia é pensar em algo que tenha uma Renda Fixa. Essa opção é relevante para quem não possui dívidas no momento.

De acordo com a Receita Federal, o primeiro lote será pago aos prioritários, ou seja, idosos, pessoas com deficiência ou acometidos por doenças graves. Os demais contribuintes receberão de acordo com o calendário abaixo:

  • 1º lote: 29 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º e último lote: 30 de setembro

Lembrando que a restituição do IRPF 2020 é referente às declarações de Imposto de Renda enviadas neste ano. Essa é a primeira fez que os lotes são liberados antes do prazo final de envio da declaração. O prazo para envio dos documentos será em 30 de junho.

 

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!