Atenção! Inscrições para o SISU 2020.2 começam amanhã (7); consulte as vagas

O período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2 começa amanhã (7) e segue até dia 10 de julho. Os interessados em concorrer às oportunidades no ensino superior devem acessar o site do programa. Nesta edição, serão ofertadas vagas na modalidade a distância (EaD) pela primeira vez.

Atenção! Inscrições para o SISU 2020.2 começam amanhã (7); consulte as vagas
Atenção! Inscrições para o SISU 2020.2 começam amanhã (7); consulte as vagas. (Imagem: FDR)

Podem participar da seleção estudantes que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não tiraram nota zero na redação.

A classificação é de acordo com o desempenho obtido nas provas. Algumas instituições exigem nota mínima para ingresso em cursos específicos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 51 mil vagas estarão disponíveis para ingresso no segundo semestre deste ano, em 57 instituições de ensino.

As oportunidades já podem ser consultadas no site do SISU. Na seção “Vagas”, é possível pesquisar por curso, instituição de ensino e localidade.

Como se inscrever no SISU 2020.2?

  1. Acesse o site (www.sisu.mec.gov.br);
  2. Digite seu número de inscrição e senha do Enem – os dados podem ser recuperados no site do exame;
  3. Verifique se as informações estão corretas e confirme;
  4. Selecione duas opções de curso – a pesquisa pode ser feita por município, instituição ou nome do curso. Lembre-se de verificar as notas de corte e compará-las com sua média geral;
  5. Selecione a modalidade de concorrência – ampla concorrência ou vagas destinadas a políticas de ações afirmativas;
  6. Confirme as opções de curso escolhidas e a inscrição. A classificação parcial e as notas de corte serão divulgadas diariamente no site do Sisu. É possível alterar as opções durante o período de inscrições, que se encerra às 23h59 do dia 10 de julho.

O resultado do Sisu 2020.2 está previsto para ser divulgado no dia 14 de julho. O período de matrícula dos estudantes selecionados será entre 16 e 21 de julho e a lista de espera será aberta para manifestação de interesse entre 14 e 21 de julho. As informações estão disponíveis no site do MEC.

Calendário do ProUni e Fies

O Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020.2, que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais, vai abrir inscrições entre os dias 14 e 17 de julho.

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que disponibiliza financiamento de mensalidades em faculdades particulares, receberá inscrições entre 21 e 24 de julho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!