publicidade

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2020 está se encerrando no próximo dia 30. Com isso, muitos brasileiros estão na correria para enviar a sua, e outros, ainda não sabem como baixar o programa do Imposto de Renda 2020.

Programa do Imposto de Renda 2020: Aprenda a baixar o sistema no seu computador
Programa do Imposto de Renda 2020: Aprenda a baixar o sistema no seu computador (Montagem/ FDR)
publicidade

Passo a passo para baixar programa do Imposto de Renda 2020

  1. O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal e baixar o programa na plataforma adequada. Existem opções para desktop e mobile, por isso é importante verificar qual é a ideal para você. Pode utilizar também a versão “Multiplataforma (zip)”, que serve para qualquer sistema operacional. Lembrando que, caso seu Windows seja de 64 bits, escolha essa alternativa, já que o link direto da Receita só serve para 32 bits.
  2. Para começar o download, clique em “Programa IRPF 2020”.
  3. Ao terminar o download, clique no programa e abra para se certificar de que foi baixado de forma correta.
  4. Vendo estar tudo correto, basta agora iniciar o preenchimento da declaração e fazer o envio.

Prazo estendido para entrega das declarações

Por conta da pandemia, o prazo para entrega das declarações de IRPF 2020 foi estendido para 30 de junho deste ano. Normalmente, as entregas devem ser realizadas até o dia 30 de abril de cada ano. Além disso, a entrega anual de declaração do MEI também teve um adiamento.

Vale lembrar que é importante se atentar ao envio e ao prazo por conta da multa imposta ao contribuinte. Caso envie a declaração depois do prazo ou até mesmo não a envie, o declarante receberá uma notificação com o valor da multa e que deve ser paga até 30 dias após o recebimento.

A falta de pagamento da multa acarreta em uma série de problemas ao contribuinte e o principal é o fato do CPF se tornar irregular. Com esse documento dessa forma, o indivíduo não pode concorrer a cargos públicos, além de ter problemas para conseguir empréstimos, entre outras dificuldades.

Outro ponto importante é que quanto mais cedo ocorre o envio da declaração no programa do Imposto de Renda 2020, mais chances de o contribuinte receber sua restituição nos primeiros lotes.

 

 

COMENTÁRIOS