Flexibilização em São Paulo deve ser estendida, afirma Secretaria da Saúde

Em entrevista a TV Globo nesta manhã (23), o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, informou que a flexibilização da quarentena na capital deve ser ampliada. Com isso, a cidade entra na fase amarela do Plano São Paulo que foi elaborado para a volta da atividade econômica praticamente paralisada devido a pandemia do coronavírus.

Flexibilização em São Paulo deve ser estendida, afirma Secretaria da Saúde
Flexibilização em São Paulo deve ser estendida, afirma Secretaria da Saúde (Foto Google)

Neste momento a cidade de São Paulo está na fase laranja que autoriza a abertura de shoppings, galerias, comércios, escritórios e concessionárias.

Na etapa seguinte, a amarela, os bares, restaurantes e salões de beleza podem funcionar sem restrições. A confirmação do avanço de São Paulo para a fase amarela deve ser feita na sexta, 26 pelo governador João Dória (PSDB).

Edson infirmou que a capital está com números estáveis na taxa de ocupação de leitos de UTI e também de mortes pelo coronavírus, o que pode autorizar a cidade a passar para a próxima fase.

O Plano São Paulo, foi elaborado pelo governo estadual, e considera cinco índices para definir quais localidades do estado podem avançar nas fases de flexibilização: números de casos de covid-19, internações, mortes, taxa de ocupação de UTI e a quantidade existente de leitos para cada 100 mil habitantes.

Os dados atualizados pela Secretaria de Saúde mostram que atualmente são 119 mil casos oficiais de covid-19 e 6.6 mil mortes pelo coronavirus.

Hospitais de campanha continuam funcionando em São Paulo

O secretário afirmou que a desativação dos hospitais de campanha não vão acontecer e a prefeitura pretende manter as coisas como estão no momento.

“É preciso a gente enxergar o desenvolvimento da pandemia por mais uma semana, 14 dias eventualmente, para tomarmos uma decisão de desativação”, disse Edson Aparecido.

A capital tem dois hospitais de campanha associados ao poder público municipal: o do Pacaembú e o do Anhembi. Existem também outros dois hospitais de campanha em Heliópolis e no Complexo do Ibirapuera, porém eles são vinculados ao governo estadual.

O hospital do Pacaembú possui atualmente 33 internados, enquanto a do Anhembi tem 212, a grande parte deles em leitos de enfermaria, de acordo com dados atualizados ontem pela Secretaria de Saúde da cidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.