Detran SP divulga cronograma de reabertura após quarentena; veja o volta a funcionar!

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas medidas foram tomadas para tentar contornar a propagação da doença. Entre elas, o fechamento dos atendimentos presenciais do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran. Em São Paulo, o Detran SP também realizou estas ações. Agora, com o processo de flexibilização das medidas restritivas, alguns serviços já começam a ser implementados.

Detran SP divulga cronograma de reabertura após quarentena; veja o volta a funcionar! (Reprodução/Internet)
Detran SP divulga cronograma de reabertura após quarentena; veja o volta a funcionar! (Reprodução/Internet)

Serviços autorizados a retornar no Detran SP

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) que são vinculados ao Detran do estado de São Paulo estão autorizados a retomar de forma gradativa as atividades dos credenciados pelas aulas remotas.

O acesso para estes ações de formação será realizado por meio da tecnologia da Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo). Este procedimento faz parte do plano de retomada iniciado pelo Detran.

Neste sentido, as aulas começam a ser aplicadas neste novo esquema. Como um processo de segurança, estes condutores inscritos deverão ficar atentos, pois o sistema conta com a tecnologia de reconhecimento facial.

O processo de aprendizagem será virtual com aulas ministradas pelos instrutores através de videoconferência. Os que passam por reciclagem, vão ter um acompanhamento online, no estilo EAD.

Os testes práticos também estão voltando a ser realizados presencialmente, sempre com os critérios de higiene muito bem definidos. Vale ressaltar que quando os atendimentos foram suspensos, desde 20 de março, milhares ainda esperavam o processo de retirada da CNH.

A realização das provas será presencial e individual. Aplicação será feita por agendamento pelos CFCs, seguindo os devidos cuidados. O uso de máscara será obrigatório e os Centros de Formação deverão oferecer álcool em gel para higienização das mãos.

Imagem: Google

Previsão é de início na segunda quinzena de julho, serão realizados em ambientes abertos, definidos pelos municípios e com adequação de horários entre um exame e outro.

Segundo o Detran, a implementação desta nova medida irá beneficiar cerca de 50 mil candidatos de primeira habilitação, PCD, mudança de categorias e reabilitação.

Além da formação de novos condutores, também estão disponíveis os seguintes serviços:

  • Licenciamento digital;
  • Renovação Simplificada da CNH digitalmente;
  • Segunda Via da CNH digitalmente;
  • Primeiro Registro Veicular;
  • Transferência de veículos usados;
  • Serviços online.

Serviços suspensos

O atendimento para os demais casos continuam suspensos, como, por exemplo:

  • Atendimento presencial nas agências;
  • Vistorias;
  • Emissão de documentos físicos.

Sem previsão para retorno. Em um movimento nacional, expectativa é de realizar ações de volta gradativa. Sempre observando as recomendações de saúde.

Contato

O Detran SP atende através dos seguintes telefones:

  • Capital e cidades DDD 11:(11) 3322-3333;
  • Já no interior e litoral, 0300 101 3333.

A lista de endereços está disponível para acesso no site.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!