Atenção! Se você recebe o Bolsa Família, o calendário do pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial já começou. Nesta segunda-feira (22) recebem o benefício mais um grupo de pessoas inscritas no programa. Para os demais, ainda há incertezas.
De acordo com o calendário, hoje (22) recebem os beneficiários com o final do Número de Identificação Social, o NIS, em 4. Ou seja, os que são de final 1 a 3 já receberam. Ao longo da semana demais grupos serão contemplados, sempre observando o número do NIS.
O auxílio emergencial substitui o pagamento do programa Bolsa Família para aqueles que são inscritos no programa, e enquadram-se nos critérios de recebimento do benefício, liberado durante a pandemia do novo coronavírus.
O repasse é feito pela Caixa Econômica Federal. As famílias podem receber até R$ 1,2 mil neste mês de junho. Para sacar o valor, é necessário ter em mãos o cartão do programa ou um documento oficial com foto.
É importante destacar que durante o pagamento do auxílio, os beneficiários do Bolsa Família terão o benefício suspenso, nos casos em que seja mais vantajoso o recebimento dos R$ 600 durante os meses de pagamento do auxílio emergencial.
Estar inscrito no programa não significa estar automaticamente habilitado para o recebimento. Isto porque, governo detalha que é necessário se enquadrar nos critérios básicos do auxílio, como não ter carteira assinada.
Vale lembrar que existem alguns casos que estão passando por reanálise, significando a possibilidade da suspensão do pagamento de demais parcelas, mesmo se o beneficiário já obteve o recebimento de anteriores. Esta faz parte das ações do governo no controle antifraude.
Calendário da 3ª parcela do auxílio emergencial no Bolsa Família de acordo com o NIS
- 17 de junho de 2020: final 1
- 18 de junho de 2020: final 2
- 19 de junho de 2020: final 3
- 22 de junho de 2020: final 4
- 23 de junho de 2020: final 5
- 24 de junho de 2020: final 6
- 25 de junho de 2020: final 7
- 26 de junho de 2020: final 8
- 29 de junho de 2020: final 9
- 30 de junho de 2020: final 0
Já os demais brasileiros, nos quais não estão inscritos no programa, ainda não tem uma data definida pela Caixa para o pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial. A sua prorrogação é um assunto discutido internamente pelo governo.