Mesmo depois da realização de diversas ações de otimização, alguns beneficiários do auxílio emergencial ainda encontram dificuldades no recebimento da segunda parcela do benefício, liberada neste mês de junho.
O auxílio emergencial faz parte de uma das medidas aprovadas pelo governo federal para tentar auxiliar os brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, no qual as ações de contenção obrigam o fechamento de comercio e isolamento social.
Na tentativa de resolver os problemas observados, os brasileiros estão recorrendo às agências para retirar as dúvidas sobre o recebimento. Entre as mais comuns estão, pagamento de contas no app Caixa Tem, mas débito não quitado, e valor sumindo do saldo.
De acordo com a reportagem do portal Extra, estes brasileiros entraram em contato com o canal digital, mas não obtiveram sucesso e recorrem à agência para o procedimento. Outros casos apontam o uso do CPF de forma indevida por terceiros.
Um dos ouvidos pela reportagem apontam que o crédito em conta não foi visualizado, pois o mesmo sumiu. Já outro destaca que recebeu de forma correta a primeira parcela, mas ao realizar a transferência do valor para outra conta teve o seu saldo negativo no Caixa Tem.
“Como estou devendo R$ 600, se não fiz nenhuma compra pelo app da Caixa?”, destaca o beneficiário ouvido pelo portal Extra. Alguns desses processos tem sido observados por inconsistências tanto no app, quanto na utilização do mesmo pelos usuários.
Em resposta, a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo repasse do auxílio emergencial e gerenciamento do app Caixa Tem, disse que são realizadas de forma constante o monitoramento de evidências de fraudes pelo setor de segurança.
Este procedimento é feito em colaboração com os órgãos de segurança pública competentes, com o objetivo de coibir ocorrências destas ações de criminosos. Ao responder sobre o não atendimento, o banco destalha:
“Contestações podem ser formalizadas pelo beneficiário eventualmente prejudicado em qualquer agência da Caixa”. Caso seja verificado o processo de fraude, sem envolvimento do usuários, beneficiário poderá ser ressarcido, garante o banco.