Benefício emergencial será pago em contra partida ao corte de salários; saiba como pedir

Governo Federal começa a pagar aos trabalhadores que tiveram reduções de salários. Ao longo deste mês, o ministério da economia estará ofertando os valores reajustados nos contratos dos brasileiros a partir da validação da MP 936/2020. De acordo com o texto, os contratantes podem desligar seus servidores por um período de até 3 meses ou então aplicar diminuições de 70% em seu salário. Para suprir a quantia, o poder público ficará, por 90 dias, responsável pelo pagamento de um benefício emergencial.  

Benefício emergencial será pago em contra partida ao corte de salários; saiba como pedir(Imagem: Reprodução - Google)
Benefício emergencial será pago em contra partida ao corte de salários; saiba como pedir (Imagem: Reprodução – Google)

Com a validação da MP, foi criado o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Ele nada mais é do que uma liberação mensal, custeada pela União, durante o período da pandemia.

Tem direito a esses valores todos os trabalhadores que tiveram seus contratos alterados. No entanto é preciso ficar atento as formas de solicitação que precisam ser registradas legalmente.  

Como solicitar o benefício emergencial 

Tendo um corte de salário, o trabalhador precisará ser informado por sua empresa sobre a negociação. Como a MP permite reajustes de 20% até 70% e também desligamentos, precisará haver uma conversa entre os gestores e o cidadão para que ambos cheguem em comum acordo para a edição de seu contrato. 

Feito isso, caberá ao empregador ir até o portal do ministério da economia, o e-social, e cadastrar o funcionário. Na plataforma será preciso explicar quais os valores foram acordados, enviar toda a documentação da empresa e do servidor e por fim um anexo do contrato editado.  

Na sequência, basta informar se houve um desligamento ou reajuste, no caso de redução é preciso passar o valor exato do corte e confirmar a solicitação. Com os dados, o governo deverá fazer depósitos direto na conta corrente do trabalhador dentro de um período de até 30 dias.  

Como consultar

Quem desejar consultar se o registro foi feito corretamente e as datas, deve acessar o portal de serviços do governo federal ou o aplicativo da carteira de trabalho digital. Para os não cadastrados, basta gerar um login através do registro do número do CPF, nome completo, nome dos pais, data e local de nascimento. Na sequência, crie uma senha de acesso e a utilize para poder entrar em sua área restrita.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.