Entrevistas de emprego e estágio por videoconferência: 5 dicas para você se sair bem!

A  crise causada pela pandemia do novo coronavírus tem acelerado os efeitos da revolução digital nas relações humanas e de trabalho. Nunca antes vimos tantas entrevistas de emprego e reuniões acontecendo online. Saiba como se comportar adequadamente nas entrevistas de emprego que acontecem online. 

Entrevistas de emprego e estágio por videoconferência: 5 dicas para você se sair bem!( Imagem Reprodução Google)
Atenção! Conheça dicas para se sair bem em entrevistas de emprego on-line (Imagem: Reprodução Google)

Devido ao isolamento social, as empresas e também as pessoas estão tendo que se adaptar, rapidamente, às novas configurações no modelo de trabalho.

O regime home-office, antes visto como benefício de poucos, hoje é uma realidade para a maioria dos brasileiros.

E os processos seletivos, que antes  da crise sanitária eram realizados, em sua maioria, em ambientes físicos, hoje estão acontecendo virtualmente.

As entrevistas de emprego por videoconferência tem sido cada vez mais comuns, mas para se sair bem nessa etapa tão importante na conquista de um novo emprego, algumas dicas podem ser essenciais:

  • Por mais semelhantes que as entrevistas possam ser, é importante lembrar que  conhecer a plataforma onde será realizado o contato com os gestores e RH, é fundamental para um bom desempenho.

Se você puder, faça um teste e verifique se a sua câmera e microfone estão funcionando corretamente. Vale ensaiar um cenário bacana, com boa iluminação para causar uma boa impressão.

  • Pense em uma segunda alternativa, pois infelizmente a tecnologia está sujeita a falhas.

Procure um local com bom sinal de internet e sempre tenha uma segunda opção de contato com os entrevistadores, para caso de problemas com a plataforma de entrevista online. 

  • Fique atento ao horário da entrevista! A pontualidade também é um diferencial importante, independente do processo seletivo ocorrer em ambiente físico ou digital.

Acesse a plataforma alguns minutos antes, verifique se você tem bateria suficiente na ferramenta que utilizará para realizar a entrevista. Se você mora em prédio, desconecte o interfone, fique atento às interferências externas.

  • Atenção para a vestimenta! Não é porque você está em casa que pode fazer uma entrevista de emprego de pijama, não é mesmo?

Se vista como se a entrevista fosse presencial. Cause uma boa impressão! Não é porque você vai aparecer apenas da cintura para cima que tem que ter uma postura desleixada.

  • A sua postura diz muito sobre você, então fique atento para a forma como o seu corpo se comunica. Olhe para a câmera como se estivesse fazendo contato visual com a  pessoa que está do outro lado da tela.

Não movimente-se de forma brusca, gesticule e lembre-se que não nos comunicamos apenas verbalmente.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.