O governo federal liberou o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) durante a pandemia do novo coronavírus. Disponível para trabalhadores com contas ativas ou inativas no fundo.
O calendário de saques ainda não foi divulgado, mas tem previsão de início no próximo dia 15 de junho, segunda-feira. Uma das novidades é que o pagamento será feito de forma inicial através da poupança digital Caixa, gerenciada através do aplicativo Caixa Tem.
Por lá, trabalhador receberá em um primeiro momento o FGTS e, em seguida, poderá sacar. O valor total a ser recebido, independente da quantidade de contas que o trabalhador tenha é de R$ 1,045 – equivalente a um salário mínimo.
A expectativa é de que 60,8 milhões de trabalhadores com contas no FGTS poderão ter acesso ao benefício. Sendo que 30,7 milhões vão ter em mãos toda a cota depositada em conta. Governo espera que R$ 36,5 bilhões sejam sacados.
Com a novidade, diversas dúvidas surgiram sobre como realizar o saque, transferências e uso de diversas ferramentas da poupança digital da Caixa. O app está sendo muito utilizado pelo banco durante a pandemia como alternativa para evitar aglomerações nas agências.
É importante lembrar que o calendário deve obedecer regra que detalha primeiro depósito, e liberação para saques e transferências depois – assim como na segunda parcela do auxílio emergencial. Aprenda como fazer os procedimentos:
Como realizar saques e transferências do FGTS
Para realizar o saque do FGTS utilizando o app Caixa Tem é necessário que o interessado entre no aplicativo e clique na opção “saque sem cartão”. Em seguida, o mesmo será direcionado a uma nova página.
Nela, será detalhado um código, no qual será utilizado para saques em Casas Lotéricas ou Bancos 24h ao redor do país. O número será válido por 1 hora. Com ele em mãos, o beneficiário poderá realizar o saque.
Já os que desejam fazer a transferência do valor recebido para outra conta de qualquer banco, o procedimento é gratuito – com o limite de três transações ao mês.
Todas as etapas são realizadas através do aplicativo Caixa Tem, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Por lá, o usuário deverá seguir um passo a passo simples, feito através de uma “conversa” com o app. Aprenda como fazer:
- Abra o aplicativo Caixa Tem
- Realize o login no aplicativo com o seu CPF e senha
- Ao acessar o menu principal, clique na opção “transferência”
- Digitar o valor a ser transferido
- Informar os dados solicitados da conta que irá receber o dinheiro
- Quando finalizada a operação, uma mensagem de comprovante surgirá na tela.
- Baixe o arquivo
Como usar o cartão digital para compras
Através do aplicativo ainda é possível realizar outras operações com o saldo em conta, como, por exemplo, gerar um cartão de débito virtual. Esta funcionalidade poderá ser utilizada para compras na internet.
O benefício é simples e fácil. Ao entrar no app, ele irá clicar sobre a ação “cartão de débito virtual”. Em seguida será detalhado o número, código de segurança e validade. Com todas essas informações, é possível realizar o procedimento.
Cartão é aceito em diversas redes varejistas e lojas na internet. Para utilizar como meio de compra é necessário que a loja no qual o usuário está realizando a compra aceita cartões da bandeira elo de débito.
Recentemente a Caixa Liberou outra funcionalidade, a utilização do valor em conta para pagamentos presenciais. A função faz uso da leitura de um QR Code gerado pela maquininha de cartão da loja.
Ao apontar o celular para o código, é realizado um débito na poupança digital levando em consideração o valor da compra. Funcionalidade está disponível para aqueles que atualizarem o app Caixa Tem.