BNDES divulga a prorrogação no pagamento de créditos contratados por estados

Estados contarão com auxílio fiscal para lidar com a crise do novo coronavírus. Nessa segunda-feira (8), o presidente do BNDES, Gustavo Montezanoinformou que irá realizar a suspensão das dívidas públicas até o mês de dezembro. De acordo com o gestor, durante esse período, os governos estaduais e municipais ficaram isentos de pagar aproximadamente R$ 3,9 bilhões. A proposta faz parte do plano de contenção do covid-19 e irá durar até o fim do período de calamidade pública.  

BNDES divulga a prorrogação no pagamento de créditos contratados por estados (Imagem: Reprodução - Google)
BNDES divulga a prorrogação no pagamento de créditos contratados por estados (Imagem: Reprodução – Google)

Além de suspender tais cobranças, o BNDES permitirá também que os prazos para o pagamento das mesmas sejam prorrogados. O tempo final para a validação das contas não foi informado por Montezano, mas deverá se manter ao longo de 2021.  

– A gente imagina que todos os estados vão se interessar. Basta procurar o banco. A gente já está preparado para processar esse volume de informações. 

De acordo com ele, a solução já vinha sendo estruturada tendo como foco os governos locais. No entanto, com a sanção do presidente Jair Bolsonaro, a proposta foi expandida para nível nacional.  

– Existem, sim, alguns estados que já estavam com suspensão de pagamento obtida por meio de liminar na Justiça. Mas a abordagem é transversal. Tanto os com dívida vencida e não paga sob liminar quanto os que estão em dia, estão em aberto, terão a suspensão – explicou. 

A primeira ação do BNDES para conter os efeitos econômicos do covid-19 foi anunciada em março. Nela, o presidente afirmou que seriam permitidos empréstimos com prazos mais longos.  

 A princípio não trabalhamos com prorrogação de standstill (suspensão de pagamentos). A gente já discute retomada de atividades, encerramento do pico de contágio. A princípio, a gente não vê necessidade de estender, mas se for necessário a gente pode revisitar isso. 

Por fim, outra proposta também aprovada foi a liberação de recursos para estados que possuem contratos com o banco. Ao todo, serão concedidos cerca de R$ 138 bilhões, ao longo dos próximos meses. Com isso, a instituição espera minimizar a paralisação financeira no país e proporcionar uma maior rotação dentro das empresas, bancos e demais instituições.  

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile