Após o inicio da pandemia, diversos serviços de trânsito sofreram mudanças. As agências do Detran estão fechadas e ainda não há um prazo estipulado para retorno. Além disso, outros departamentos que lidam com a burocracia da área também estão com serviços suspensos. Nesse período, chegam o IPVA e licenciamento e por isso muitos condutores têm dúvidas de como manter esses serviços em dia.
Uma regra para o pagamento do licenciamento é não ter multas, se acaso o veículo tiver alguma infração em aberto é preciso quitar juntamente com o pagamento do licenciamento.
Para licenciar o veículo, os prazos continuam sendo os mesmos, além disso os requisitos para regularizar o veículo não mudaram.
Como quitar os débitos
O primeiro passo é consultar quais são os débitos do veículo e isso pode ser feito através do site do Detran de cada região.
Dentro do mesmo portal é possível emitir a guia de pagamento e efetuar o débito através de caixas eletrônicos, agências bancárias ou até mesmo por meio do internet banking de sua agência.
Os condutores que quiserem recorrer de alguma multa devem entrar em contato com o órgão responsável pela penalidade, uma vez que nem todos tem a opção de recurso online.
Vale ressaltar que, para os casos de não conseguir entrar com recurso, o ideal é que a multa seja paga e depois, ao fim da pandemia, o condutor pode solicitar uma revisão em 2ª estância.
Uma outra opção é parcelar os débitos e isso é possível em algumas empresas que possuem parceria com o Denatran. Por isso, é preciso identificar se o Detran de seu estado tem disponibilidade.
Demais serviços
- Solicitação de CNH definitiva;
- Acompanhar os serviços do Detran;
- Agendamento;
- CNH em suspensão e cassação – solicite e acompanhe defesa e recurso;
- Consultar de pontos da CNH;
- Consulta de aulas práticas;
- Consulta de aulas teóricas;
- Consulte o resultado de provas;
- Faça o simulado de provas;
- Histórico – certidão da CNH;
- Atualização de endereço da CNH;
- Primeira Habilitação – acompanhe o processo;
- Solicitar e acompanhar recurso de penalidade;
- Indicação de condutor;
- 2ª via de multas para veículos registrados em outro estado;
- Entre outros.