Licenciamento 2020: Detran de Rondônia prorroga vencimento do tributo

Em meio a pandemia do novo coronavírus diversas medidas estão sendo implementadas para auxiliar a população na reorganização das finanças. Entre as mudanças, novos prazos para vencimento de faturas e outros documentos. Neste sentido, portaria publicada e assinada pelo pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Neil Aldrin Faria Gonzaga, autoriza a prorrogação do prazo de vencimento do licenciamento.

Licenciamento 2020: Detran de Rondônia prorroga vencimento do tributo (Reprodução/Internet)
Licenciamento: Detran de Rondônia prorroga vencimento do tributo (Reprodução/Internet)

A medida é válida para os veículos com finais 1, 2, 3, 4 e 5 até o dia 30 de junho. Com isto, este público que não está com documento regularizado terão a garantia da não remoção de seus veículos.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a remoção é realizada quando há casos de infração grave com os condutores, nas situações em que são pontuadas direção perigosa, embriaguez ao volante ou outro tipo de irregularidade.

A medida, por sua vez, é destinada apenas sobre a isenção na cobrança da taxa ao licenciamento vencido. Neste sentido, o condutor não irá realizar o pagamento do valor de juros referente ao ano de 2020.

Impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser realizada através do site da instituição. Lá, o condutor deverá realizar um cadastro e informar os dados pessoais para criação de senha.

Além disto, os proprietários de veículos que desejam realizar o pagamento podem emitir as taxas através do site do Detran. O pagamento é registrado no sistema em cerca de 15 minutos e, após precedimento é liberada as informações.

Para a emissão é necessário estar em dia com IPVA, o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores. A gestão estadual detalha os condutores que estiverem em atraso precisam ficar atentos.

Impressão deve ser feita através do site da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), órgão responsável pelo recolhimento do imposto. Vale lembrar que atendimento presencial continua suspenso.

As ações fazem parte de pacote de medidas para auxiliar a população e evitar aglomerações e propagação do covid-19. Para isto, serviços específicos são realizados nas dependências do Detran, mas é necessário agendamento através do site.