Licenciamento SP 2020: aprenda a quitar o débito com IPVA e DPVAT atrasados

Atrasos nunca são bons, principalmente quando falamos sobre contas e débitos atrasados. Nesta matéria traremos dicas importantes para quem não quitou o IPVA e DPVAT, mas precisa liquidar o débito com o licenciamento SP 2020. O prazo para pagamento do IPVA 2020 em cota única e sem desconto terminou na última quarta-feira (26).

Licenciamento SP 2020: aprenda a quitar o débito com IPVA e DPVAT atrasados
Licenciamento SP 2020: aprenda a quitar o débito com IPVA e DPVAT atrasados (Foto: Reprodução/ Google)

O não pagamento do IPVA gera multa e o impede de fazer o licenciamento SP 2020. Ao circular com um veiculo não licenciado, o motorista corre o risco de ter o carro apreendido, ser multado em R$ 293,47 e ganhar sete pontos na carteira de habilitação.

Leia Mais: IPVA AL 2020: primeira parcela para veículos com final 1 e 2 finaliza essa sexta-feira

Porém caso tenha ocorrido o atrasado, o proprietário do meio de transporte ainda pode correr e quitar a dívida do imposto.

Fique ciente dos encargos pois há multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora baseada na taxa básica de juros da economia (Selic). Após 60 dias do vencimento, o percentual da multa se fixa em 20% do valor do imposto.

Se a inadimplência permanecer, o débito será inscrito em dívida ativa e por conta disso a multa subirá para 40% do valor do imposto, e o nome do devedor será colocado no Cadin Estadual.

A partir deste ponto, a Procuradoria-Geral do Estado pode fazer a cobrança mediante protesto.

Para consultar valores do IPVA e multas, o motorista pode se dirigir até a rede bancária diretamente nas agências ou pelos canais digitais, sempre com o número do Renavam e a placa do veículo. No portal da Secretaria da Fazenda também é possível consultar os valores.

O DPVAT também é obrigatório para que seja liberado o licenciamento SP 2020, e deve ser pago até a data de vencimento em cota única, sem desconto junto com o IPVA.

Este imposto pode ser pago após a data-limite, mas em caso de acidente, se o pagamento não estiver em dia o motorista não terá a cobertura do seguro

Atualmente o valor para atualizar o documento de CRLV é de R$ 93,87 e o pagamento pode ser feito nos caixas dos bancos credenciados, terminais eletrônicos ou internet banking. É necessário apenas o número do Renavam para realizar o pagamento.

O licenciamento eletrônico antecipado já se iniciou, mas há um calendário que depende da placa para o pagamento do imposto.

Leia Mais: Novo Minha Casa Minha Vida vai mudar forma de beneficiar os inscritos

Em abril, o licenciamento passa a seguir o calendário padrão, tornando obrigatório o pagamento a partir da placa do veículo, mas ainda existe a possibilidade de antecipar a quitação.

O Detran-SP começará também a receber os proprietários dos veículos e o processo passa a ter a opção de ser feito presencialmente em abril.

Calendário licenciamento SP 2020

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA