IPVA AL 2020: primeira parcela para veículos com final 1 e 2 finaliza essa sexta-feira

Motoristas de Alagoas devem ficar atentos, se encerra na sexta-feira (28) o prazo para o pagamento da primeira parcela do IPVA AL 2020, para os veículos com numeração final 1 e 2. A cobrança teve início desde o mês de fevereiro e marca um novo ciclo do tributo esse ano. Aqueles que estiverem sem seus boletos, devem acessar o site da Secretaria da Fazenda para emitir a segunda via.

IPVA AL 2020: primeira parcela para veículos com final 1 e 2 finaliza essa sexta-feira (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA AL 2020: primeira parcela para veículos com final 1 e 2 finaliza essa sexta-feira (Imagem: Reprodução – Google)

A data também será utilizada para determinar o fim da opção de cota única, que permite que os contribuintes quitem toda a dívida de uma única vez. Nesse caso, o desconto de 10% não será mais ofertado, pois o prazo para sua obtenção foi até o dia 11 deste mês.

Leia também: Atraso no IPVA 2020 pode trazer consequências graves; saiba como se prevenir

Como emitir o boleto do IPVA AL 2200

Para poder pagar o IPVA é preciso ter em mãos o carnê da cobrança. Em janeiro, o Detran da região enviou as guias impressas para os endereços dos proprietários. Entretanto, quem não recebeu ou perdeu a documentação ainda pode gerar uma nova versão.

Para isso, basta entrar no site da Sefaz (clique aqui) e ir até a opção Espaço do Contribuinte.

Na sequência, selecione a função IPVA e depois clique em “Emissão de Boletos”. Ao ser carregada, a página solicitará que você informe o número do Renavam e a placa do veículo que deseja pagar. Ao confirmar os dados é só fazer o download e imprimir.

Além da versão em papel, aqueles que optarem pelo pagamento digital podem apenas copiar a numeração do carnê ou escanear seu código de barras por meio dos aplicativos das instituições financeiras. Nesse caso, é importante salvar o comprovante de pagamento por questões de segurança.

Sobre o imposto

Esse ano, os contribuintes de Alagoas foram contemplados com uma redução de 3,54% em comparação a 2019. Segundo a Sefaz, a diminuição ocorreu graças a desvalorização dos veículos já utilizados. Já no que diz respeito as alíquotas, elas serão as mesmas do último calendário.

Leia também: IPVA 2020 de São Paulo termina hoje (26) para veículos com final 0

Os motoristas poderão pagar o valor em até 6 parcelas, tendo estas um valor mínimo de R$ 100,00 e seguindo as datas de pagamento exibidas abaixo.

Além disso, há também a oportunidade de reduzir a quantia total para aqueles que estiverem cadastrados e com créditos no programa Nota Fiscal Cidadão.

Calendário do IPVA AL 2020 (Imagem: Reprodução - Google)
Calendário do IPVA AL 2020 (Imagem: Reprodução – Google)

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA