IPVA AL 2020: primeira parcela para veículos com final 1 e 2 finaliza essa sexta-feira

Motoristas de Alagoas devem ficar atentos, se encerra na sexta-feira (28) o prazo para o pagamento da primeira parcela do IPVA AL 2020, para os veículos com numeração final 1 e 2. A cobrança teve início desde o mês de fevereiro e marca um novo ciclo do tributo esse ano. Aqueles que estiverem sem seus boletos, devem acessar o site da Secretaria da Fazenda para emitir a segunda via.

IPVA AL 2020: primeira parcela para veículos com final 1 e 2 finaliza essa sexta-feira (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA AL 2020: primeira parcela para veículos com final 1 e 2 finaliza essa sexta-feira (Imagem: Reprodução – Google)

A data também será utilizada para determinar o fim da opção de cota única, que permite que os contribuintes quitem toda a dívida de uma única vez. Nesse caso, o desconto de 10% não será mais ofertado, pois o prazo para sua obtenção foi até o dia 11 deste mês.

Leia também: Atraso no IPVA 2020 pode trazer consequências graves; saiba como se prevenir

Como emitir o boleto do IPVA AL 2200

Para poder pagar o IPVA é preciso ter em mãos o carnê da cobrança. Em janeiro, o Detran da região enviou as guias impressas para os endereços dos proprietários. Entretanto, quem não recebeu ou perdeu a documentação ainda pode gerar uma nova versão.

Para isso, basta entrar no site da Sefaz (clique aqui) e ir até a opção Espaço do Contribuinte.

Na sequência, selecione a função IPVA e depois clique em “Emissão de Boletos”. Ao ser carregada, a página solicitará que você informe o número do Renavam e a placa do veículo que deseja pagar. Ao confirmar os dados é só fazer o download e imprimir.

Além da versão em papel, aqueles que optarem pelo pagamento digital podem apenas copiar a numeração do carnê ou escanear seu código de barras por meio dos aplicativos das instituições financeiras. Nesse caso, é importante salvar o comprovante de pagamento por questões de segurança.

Sobre o imposto

Esse ano, os contribuintes de Alagoas foram contemplados com uma redução de 3,54% em comparação a 2019. Segundo a Sefaz, a diminuição ocorreu graças a desvalorização dos veículos já utilizados. Já no que diz respeito as alíquotas, elas serão as mesmas do último calendário.

Leia também: IPVA 2020 de São Paulo termina hoje (26) para veículos com final 0

Os motoristas poderão pagar o valor em até 6 parcelas, tendo estas um valor mínimo de R$ 100,00 e seguindo as datas de pagamento exibidas abaixo.

Além disso, há também a oportunidade de reduzir a quantia total para aqueles que estiverem cadastrados e com créditos no programa Nota Fiscal Cidadão.

Calendário do IPVA AL 2020 (Imagem: Reprodução - Google)
Calendário do IPVA AL 2020 (Imagem: Reprodução – Google)

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.