Atraso no IPVA 2020 pode trazer consequências graves; saiba como se prevenir

O calendário de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2020) já está funcionando em todos os estados brasileiros. Trata-se de uma tributação obrigatória, destinada aos proprietários de veículos registrados no país. Os valores variam de acordo com as modalidades, mas precisam ser quitados sob risco de suspensão do automóvel.

Atraso no IPVA 2020 pode trazer consequências graves; saiba como se prevenir
Atraso no IPVA 2020 pode trazer consequências graves; saiba como se prevenir

Apesar de não prender o carro, o IPVA 2002 atrasado acarreta na suspensão da renovação do licenciamento do mesmo e somente com esse documento atualizado é que o condutor pode circular pelo país.

Leia também: IPVA 2020 de São Paulo termina hoje para veículos com final 0

Isso significa que se o IPVA não estiver em dia, o automóvel não terá seu registro renovado pelo Detran e automaticamente ficará impedido de rodar pelas estradas nacionais.

Além disso, o atraso ou débito do imposto resulta também em dívida ativa. O motorista que não prestar conta ao governo correrá o risco de ter seu nome publicado na lista de devedores.

Confira algumas dicas para não atrasar o IPVA 2020

Há várias formas de pagamento e o mais importante, antes de defini-las, é ficar por dentro das oportunidades oferecidas em sua região.

Apesar de ser um tributo nacional, as regras de funcionamento e datas de pagamento variam de acordo com cada estado. Há regiões onde os motoristas encontram descontos de até 15%, parcelamentos em 10 vezes e programas de pontos, como o Nota Fiscal, que podem diminuir o valor das faturas.

De modo geral, normalmente o imposto pode ser pago por meio da cota única (valor total à vista) que oferece isenções entre 3% e mais. Na sequência, há a oportunidade de dividir o pagamento total e ir quitando mensalmente em quantias mais leves.

Leia também: Restituição do DPVAT ainda está disponível com pedido online

Para os motoristas que não tiverem nenhuma multa ou débito em seus nomes, há estados que também oferecem porcentagens de gratificações como forma de estímulo. Desse modo, entre em contato com o Detran de sua região e se informe sobre todas as formas de pagamento.

Na sequência, avalie suas necessidades financeiras para poder definir se valerá a pena ou não quitar o valor de uma única vez, quanto poderá disponibilizar por mês e quais os descontos liberados. O mais importante é planejar a quantia dentro do orçamento mensal e ficar atento para não atrasar as datas e acumular juros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.