A necessidade de evitar aglomerações e manter o distanciamento social para combater a disseminação do novo coronavírus afetou o cronograma de vestibulares de muitas instituições. Provas dos vestibulares precisaram ser suspensas e adiadas por todo o país, principalmente as chamadas edições de inverno, realizadas no meio do ano.
Além disso, universidades que utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também estão com calendários de seleção incertos.
O Enem, que serve de base para o cronograma de processos seletivos em todas as regiões do Brasil, foi adiado e ainda não tem uma data definida. Algumas faculdades optaram por promover seleções on-line.
Um levantamento do G1 mostra que, de 35 instituições de ensino superior pesquisadas em 13 estados e no Distrito Federal, 16 tiveram os calendários afetados pela pandemia, sendo nove públicas e sete privadas.
Vestibulares alterados por causa da pandemia do novo coronavírus
Centro-oeste
- Universidade Católica de Brasília (UCB)
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade de Rio Verde (UniRV)
Nordeste
- Universidade Regional do Cariri (Urca)
- Universidade Estadual do Ceará (UECE)
- Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Sudeste
- Universidade de Vila Velha (UVV)
- Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
- Instituto Federal Fluminense (IFF)
- Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos
Sul
- Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
- Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
- Universidade Feevale (Feevale)
- Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Em Santa Catarina, 11 instituições ligadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) decidiram substituir o vestibular do meio do ano por um processo de seleção on-line, que vai considerar notas do Enem de 2015 a 2019.
A UniRV, de Goiás, e a PUC-RS, também vão classificar os candidatos pelo desempenho em edições anteriores do Enem.
No Paraná, as duas universidades estaduais que realizam vestibulares de inverno, UEPG e UEM, suspenderam as provas e vão incorporar as vagas às próximas seleções, previstas para dezembro e fevereiro, respectivamente.
Além das alterações de cronograma, instituições de ensino superior se preocupam com a logística para a realização das próximas provas e já consideram algumas adequações, como aumento do número de locais, reforço na higienização e disponibilização de álcool gel e máscaras.