USP e Unicamp aguardam nova data do ENEM para anunciarem calendários dos vestibulares 2021

A três maiores Universidades de São Paulo, USP, Unicamp e Unesp aguardam decisão sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, para determinar novas datas para o processo seletivo do ano que vem.

 

USP e Unicamp aguardam nova data do ENEM para anunciarem calendários dos vestibulares 2021 (Imagem Reprodução Google)
USP e Unicamp aguardam nova data do ENEM para anunciarem calendários dos vestibulares 2021 (Imagem Reprodução Google)

Por conta da crise educacional gerada pela pandemia do novo coronavírus, as instituições públicas de ensino superior em São Paulo estão avaliando a viabilidade de adiarem os vestibulares deste ano.

Segundo informações oficiais, tudo vai depender da definição da nova data para realização do ENEM.

Há possibilidade de que o Exame Nacional do Ensino Médio ocorra apenas em janeiro de 2021, o que irá impactar na maior parte dos vestibulares de todo o país.

De acordo com o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), Marcelo Knobel, as comissões de vestibular das universidades de São Paulo estão avaliando a evolução da pandemia semanalmente para determinar as próximas ações relacionadas aos processos seletivos.

Em nota publicada pela UNESP na semana passada, dia 29 de maio, é provável que o vestibular seja reformulado e preparado com ênfase no conteúdo nos dois primeiros anos do ensino médio para equilibrar a disputa pelas vagas entre candidatos que já concluíram os estudos, e aqueles que estavam no terceiro ano quando veio a pandemia.

A situação atual do ENEM no país

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, foram encerradas na última quarta-feira, 27, de maio. Os estudantes cadastrados agora aguardam definição de nova data para realização do exame.

O Ministério da Educação (MEC) optou por adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em decorrência dos impactos da pandemia do novo coronavírus.

Segundo informações publicadas em nota conjunta do MEC e do INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, haverá realização de uma enquete pública direcionada para que os inscritos ajudem a definir uma nova data no calendário.

Para ficar atualizado nas notícias referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio e nas datas dos vestibulares de Universidades Públicas, confira as notícias na nossa editoria de carreiras.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!