CNH gratuita passa a valer no Distrito Federal; veja quem tem direito

PONTOS CHAVES

  • Programa concede carteira de motorista gratuitamente para estudantes e trabalhadores 
  • É possível através do programa adicionar, migrar, renovar e tirar a CNH definitiva 
  • O objetivo é conceder melhores oportunidades e também acesso ao primeiro emprego

O Programa Habilitação Social que concede gratuitamente todo o processo de emissão da carteira de motorista (CNH) para pessoas de baixa renda, agora é uma realidade no Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha sancionou esta semana a lei que criou o programa e ele é válido para estudantes e trabalhadores. Saiba todos os detalhes aqui de como obter a sua CNH gratuita.

CNH gratuita passa a valer no Distrito Federal; veja quem tem direito
CNH gratuita passa a valer no Distrito Federal; veja quem tem direito (Foto Google)

A proposta que gerou a lei foi enviada pelo governo do Distrito Federal à Câmara Legislativa em fevereiro e teve sua aprovação em 28 de abril.

Para justificar a proposta, o governo alegou que a população de baixa renda, faixa que compreende famílias com renda mensal de até três salários mínimos, chega a 310.689 pessoas, o equivalente a 10,7% da população da capital, segundo informações do Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal).

O Governo do Distrito Federal diz que a lei precisa ser regulamentada para na sequência ser implementada pelo Detran-DF.

Custos do programa

Os gastos com o programa Habilitação Social serão pagos, preferencialmente, pelo Fundo de Trânsito do Distrito Federal. O Detran será o encarregado pelos pagamentos e tem a liberdade de realizar parcerias com centros de formação de condutores particulares. O programa vai bancar as taxas, cursos e os exames destes procedimentos:

Requisitos para seleção na CNH gratuita

O programa vai oferecer duas categorias diferentes de gratuidade. A categoria Cidadão Habilitado, tem a pretensão de atender pessoas com mais de 25 anos, que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) e que tem o desejo de obter sua carteira de motorista ou mudar de categoria como forma de estar mais adequado a possíveis novos empregos.

Na categoria Estudante Habilitado, o objetivo é ajudar o jovem a conseguir o primeiro emprego e o conscientizar sobre segurança no trânsito. Confira todos os requisitos para ambas categorias da CNH gratuita:

Categoria Cidadão Habilitado
Categoria Estudante Habilitado

CNH Digital tem o mesmo valor que em papel

Com a correria da rotina é normal esquecer algumas coisas importantes como os documentos, mas já pensou se justo no dia que esquece a carteira de habilitação você é parado numa blitz?.

Isto é considerado infração e a multa é de R$88,38 e mais três pontos na carteira. O veículo também será apreendido até que seja feita a apresentação do documento como uma medida administrativa.

Mas se você tiver no seu celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, e por ele você gerou sua versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e do CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), não precisa se preocupar! Eles são validos da mesma forma que o documento de papel.

O Aplicativo Carteira Digital de Trânsito foi desenvolvido com o objetivo de agregar os dois documentos de forma digital em um único App, e facilitar a vida do motorista. Eles têm valor jurídico segundo o Departamento Nacional de Trânsito.

Baixe o aplicativo, tenha em mãos a carteira de habilitação, o CRLV e o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e em seguida siga as instruções que aparecem no App. Para baixar, entre na loja de aplicativos do seu celular IOS (iPhone) ou Android.

A legislação diz que:”A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita por ser documento oficial, conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017”.

Já sobre o CRLV, o órgão indica a Resolução nº 720, de 7 de dezembro de 2017, que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile