Detran AL divulga tutorial para usar CRLV online; veja!

Com a pandemia do novo coronavírus diversas medidas estão sendo implementadas por governos ao redor do país para ajudar os brasileiros a se tornar cada vez mais digital. Em Alagoas, o Detran AL já se adequou ao novo processo modernizando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Detran AL divulga tutorial para usar CRLV online; veja! (Reprodução/Internet)
Detran AL divulga tutorial para usar CRLV online; veja! (Reprodução/Internet)

O documento é obtido exclusivamente pela internet no estado. Por isto, é importante enfatizar os passos para realizar o download e ter em mãos o CRLV. De acordo com a gestão estadual, é necessário cumprir duas etapas.

Vale lembrar que desde abril o documento não é mais enviado às residências dos proprietários dos veículos. Com isto, dúvidas surgiram sobre como obter acesso ao Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Neste sentido, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) enviou comunicado à imprensa detalhando o que é o CRV, e como encontrar e ter acesso ao código no documento.

É importante enfatizar que o CRV é o antigo Documento Único de Transferência (DUT), também conhecido como um do recibos de compra e venda. Este documento é um dos que são emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo.

Nele, são detalhadas todas as suas características – a exemplo da cor, ano, modelo, Renavam, placa, espécie, combustível, etc. -, além dos dados pessoais do proprietário. O CRV não é um documento obrigatório e não tem prazo de validade, já diferente do CRLV.

Mas, há a obrigatoriedade do uso do CRLV. E para ter acesso à este documento é necessário ter em mãos o código de segurança do CRV. Este código é obtido através do Portal do Detran AL.

A sequência é formada por doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento, por isto é importante que os usuários verifiquem esse código para evitar dúvidas e ter sucesso no download.

O CRLV pode ser obtido através aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, onde também é possível consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e exportar os documentos e consultar infrações. Ainda é possível imprimir o documento no portal de serviços do Denatran.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!