PONTOS CHAVES
- Novo grupo tem direito ao saque do auxílio emergencial
- População deve seguir recomendações nas unidades da Caixa
- Calendário da terceira parcela tem data prevista
Mais um grupo poderá ter acesso aos valores do auxílio emergencial. Nesta quinta-feira (4), a Caixa Econômica Federal estará disponibilizando os R$ 600 do coronavoucher para os beneficiários nascidos no mês de maio. É importante ressaltar que o pagamento é referente ao calendário especial, onde permite que os cadastrados até 30 de abril, que receberam a segunda parcela por meio do Caixa Tem, possam sacar a quantia em espécie. O recebimento acontece nas unidades da instituição e será encerrado no próximo dia 13.
Para poder sacar o valor, o beneficiário deve comparecer até uma agência da Caixa (a mais próxima de seu endereço), apresentando um documento oficial com foto. Com a pandemia do novo coronavírus ainda em circulação, o banco afirma que só poderão entrar na parte interna das unidades, aqueles que estiverem utilizando mascarás.
Além disso, recomenda-se que os beneficiários tomem os devidos cuidados sanitários, lavando as mãos, levando o próprio álcool em gel e evitando tocar em outras pessoas, superfícies ou plataformas. Outra dica importante também é utilizar a máscara de forma correta, tapando o nariz e a boca. No caso de tosses ou espirros, é importante trocar a proteção e jamais dividi-la, nem mesmo com parentes e familiares.
Por fim, quem estiver com sintomas de febre, dores no corpo ou qualquer outro indício deverá permanecer em casa e ir fazer a retirada após a melhoria. Os funcionários da Caixa também estão devidamente segurados e ofertando produtos de higienização para os clientes.
Além disso, as agências estão com seguranças para organizar as filas e manter a população com o distanciamento de pelo menos um metro. Se você presenciar superlotação em qualquer unidade, basta ligar para os agentes sanitários de seu município e fazer uma denúncia anônima.
Calendário de saque da 2ª parcela do auxílio emergencial
A retirada em espécie do auxílio emergencial foi definida de acordo com as datas de aniversários dos cadastrados. Desse modo, é preciso que a população siga o cronograma abaixo para evitar que as agências apresentem riscos de contaminação por novo coronavírus.
Após o prazo final, no dia 13 de junho, não será mais possível sacar o dinheiro.
- 30 de maio -podem sacar os nascidos em janeiro
- 1 de junho – podem sacar os nascidos em fevereiro
- 2 de junho – podem sacar os nascidos em março
- 3 de junho – podem sacar os nascidos em abril
- 4 de junho – podem sacar os nascidos em maio
- 5 de junho – podem sacar os nascidos em junho
- 6 de junho- podem sacar os nascidos em julho
- 8 de junho – podem sacar os nascidos em agosto
- 9 de junho – podem sacar os nascidos em setembro
- 10 de junho – podem sacar os nascidos em outubro
- 12 de junho – podem sacar os nascidos em novembro
- 13 de junho – podem sacar os nascidos em dezembro
Pagamento da terceira parcela
A Caixa ainda não informou o pagamento da terceira parcela para esse grupo, mas de acordo com os informes do governo, a liberação deverá ser iniciada na segunda quinzena desse mês.
A instituição deverá seguir a mesma regra de funcionamento, ofertando os valores em três calendários diferentes de acordo com os grupos, sendo eles: beneficiários do Bolsa Família, cadastrados pelo Caixa Tem e depois oportunidade de saque.
Como utilizar o Caixa Tem
Quem não quiser se arriscar indo até uma unidade da Caixa, pode utilizar o valor digital por meio do Caixa Tem. No aplicativo, os cidadãos conseguem pagar boletos como contas de energia, água, luz e internet, a partir da leitura do código de barras.
Além disso, é possível solicitar um cartão de débito online no qual possibilita compras em supermercados como o Extra, Assaí, Carrefour e demais lojas que contem com vendas na internet.
A ferramenta é gratuita e está disponível na versão IOS e Android. Para acessa-la, basta baixar por meio da loja de aplicativos do celular, instalar no aparelho e informar o número do CPF e demais dados de cadastro.
Criação da quarta parcela do auxílio emergencial
Os cidadãos esperam ainda que o governo ofereça uma quarta parcela. Os informes oficiais sobre o novo pagamento ainda não foram divulgados. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro já confirmou que está avaliando a possibilidade, mas que o valor será inferior aos R$ 600 ofertados atualmente.