Auxílio emergencial: calendário de saques termina em breve; saiba como receber

PONTOS CHAVES

  • Novo grupo tem direito ao saque do auxílio emergencial
  • População deve seguir recomendações nas unidades da Caixa
  • Calendário da terceira parcela tem data prevista

Mais um grupo poderá ter acesso aos valores do auxílio emergencial. Nesta quinta-feira (4), a Caixa Econômica Federal estará disponibilizando os R$ 600 do coronavoucher para os beneficiários nascidos no mês de maio. É importante ressaltar que o pagamento é referente ao calendário especial, onde permite que os cadastrados até 30 de abril, que receberam a segunda parcela por meio do Caixa Tem, possam sacar a quantia em espécie. O recebimento acontece nas unidades da instituição e será encerrado no próximo dia 13.  

Auxílio emergencial: calendário de saques terminam em breve; saiba como receber (Imagem: Reprodução - Google)
Auxílio emergencial: calendário de saques termina em breve; saiba como receber (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder sacar o valor, o beneficiário deve comparecer até uma agência da Caixa (a mais próxima de seu endereço), apresentando um documento oficial com foto. Com a pandemia do novo coronavírus ainda em circulação, o banco afirma que só poderão entrar na parte interna das unidades, aqueles que estiverem utilizando mascarás.  

Além disso, recomenda-se que os beneficiários tomem os devidos cuidados sanitários, lavando as mãos, levando o próprio álcool em gel e evitando tocar em outras pessoas, superfícies ou plataformas. Outra dica importante também é utilizar a máscara de forma correta, tapando o nariz e a boca. No caso de tosses ou espirros, é importante trocar a proteção e jamais dividi-la, nem mesmo com parentes e familiares.  

Por fim, quem estiver com sintomas de febre, dores no corpo ou qualquer outro indício deverá permanecer em casa e ir fazer a retirada após a melhoria. Os funcionários da Caixa também estão devidamente segurados e ofertando produtos de higienização para os clientes.  

Além disso, as agências estão com seguranças para organizar as filas e manter a população com o distanciamento de pelo menos um metro. Se você presenciar superlotação em qualquer unidade, basta ligar para os agentes sanitários de seu município e fazer uma denúncia anônima.  

Calendário de saque da 2ª parcela do auxílio emergencial   

A retirada em espécie do auxílio emergencial foi definida de acordo com as datas de aniversários dos cadastrados. Desse modo, é preciso que a população siga o cronograma abaixo para evitar que as agências apresentem riscos de contaminação por novo coronavírus 

Após o prazo final, no dia 13 de junho, não será mais possível sacar o dinheiro.  

  • 30 de maio -podem sacar os nascidos em janeiro     
  • 1 de junho – podem sacar os nascidos em fevereiro    
  • 2 de junho – podem sacar os nascidos em março   
  • 3 de junho – podem sacar os nascidos em abril   
  • 4 de junho – podem sacar os nascidos em maio   
  • 5 de junho – podem sacar os nascidos em junho   
  • 6 de junho- podem sacar os nascidos em julho   
  • 8 de junho – podem sacar os nascidos em agosto   
  • 9 de junho – podem sacar os nascidos em setembro   
  • 10 de junho – podem sacar os nascidos em outubro   
  • 12 de junho – podem sacar os nascidos em novembro   
  • 13 de junho  – podem sacar os nascidos em dezembro 

Pagamento da terceira parcela  

A Caixa ainda não informou o pagamento da terceira parcela para esse grupo, mas de acordo com os informes do governo, a liberação deverá ser iniciada na segunda quinzena desse mês. 

A instituição deverá seguir a mesma regra de funcionamento, ofertando os valores em três calendários diferentes de acordo com os grupos, sendo eles: beneficiários do Bolsa Família, cadastrados pelo Caixa Tem e depois oportunidade de saque.  

Como utilizar o Caixa Tem 

Quem não quiser se arriscar indo até uma unidade da Caixa, pode utilizar o valor digital por meio do Caixa Tem. No aplicativo, os cidadãos conseguem pagar boletos como contas de energia, água, luz e internet, a partir da leitura do código de barras.

Além disso, é possível solicitar um cartão de débito online no qual possibilita compras em supermercados como o Extra, Assaí, Carrefour e demais lojas que contem com vendas na internet.  

A ferramenta é gratuita e está disponível na versão IOS e Android. Para acessa-la, basta baixar por meio da loja de aplicativos do celular, instalar no aparelho e informar o número do CPF e demais dados de cadastro.  

Criação da quarta parcela do auxílio emergencial 

Os cidadãos esperam ainda que o governo ofereça uma quarta parcela. Os informes oficiais sobre o novo pagamento ainda não foram divulgados. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro já confirmou que está avaliando a possibilidade, mas que o valor será inferior aos R$ 600 ofertados atualmente.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.