Pesquisa mostra auxílio emergencial concedido irregularmente para ESTAS pessoas

Foi constatado que o benefício liberado pelo governo federal em forma de auxílio emergencial, destinado para trabalhadores informais, desempregados e pessoas em situação de vulnerabilidade durante a crise provocada pelo novo coronavírus, é recebido por pessoas de alta renda.

Pesquisa mostra pedidos do auxílio emergencial concedidos à pessoas de alta renda (Reprodução/Internet)
Pesquisa mostra pedidos do auxílio emergencial concedidos à pessoas de alta renda (Reprodução/Internet)

Os dados foram divulgados através de uma pesquisa nesta semana, obtida com exclusividade pelo portal Valor. Segundo os dados, um terço das famílias das classes A e B solicitaram o auxílio emergencial de R$ 600.

Deste número, 69% foram aprovadas para o recebimento do benefício. Com isto, a pesquisa conclui que 3,89 milhões de famílias mais ricas têm algum integrante recebendo a ajuda oferecida pelo governo federal durante a crise.

Feita pelo Instituto Locomotiva, o levantamento ouviu 2.006 pessoas de 72 cidades de todo o país, no período de 20 a 25 de maio. De acordo com analistas, este público que recebe indevidamente o benefício tem burlado os sistemas da Dataprev.

Eles tem omitido a renda familiar durante o cadastro no site ou aplicativo Caixa Auxílio Emergencial. O grupo que recebe foi identificado como esposas de empresários, jovens de classe média alta, segundo apuração de denuncias realizadas.

É importante destacar que o governo federal divulgou orientações para aqueles que recebem o benefício de forma errada. Para estes, informações falsas podem tipificar os crimes de falsidade ideológica e estelionato.

O crime de falsidade ideológica, por exemplo, a pena varia de um a cinco anos de reclusão. Ainda é destacado que caso comprovado que o recebimento foi indevido, governo realizará cobrança ao beneficiário para devolução do dinheiro.

Nesta semana, reportagem do Fantástico, da Rede Globo, divulgou investigação que pontua que 11 dos 22 criminosos mais procurados do país receberam o benefício do auxílio emergencial. Além destes, brasileiros no exterior e celulares na cadeia também solicitaram o benefício.

Em todos os casos, medidas de contenção de crimes são aplicadas. Governo ainda não divulgou como irá realizar a investigação. Por hora, o auxílio emergencial já realizou o pagamento para 57,9 milhões de pessoas, com valores creditados de R$ 74,6 bilhões.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA