IR 2020: novo número de pessoas que enviaram a declaração impressiona

O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR 2020) foi ampliado devido a pandemia e chega ao fim no dia 30 deste mês. Até a última sexta, 29, metade dos contribuintes havia concluído a entrega do documento, o que representa cerca de 16 milhões de pessoas.

IR 2020: novo número de pessoas que enviaram a declaração impressiona
IR 2020: novo número de pessoas que enviaram a declaração impressiona (Foto: Google)

A Receita Federal estima receber 32 milhões de declarações este ano. Outras medidas tomadas foram a retirada da obrigatoriedade do número do recibo da declaração anterior e o adiamento do pagamento da primeira cota ou cota única para este mês. O que não mudou foi o calendário de restituições que permaneceu começando em maio e terminando em setembro.

As pessoas que enviaram a declaração primeiro, sem erros e omissões, tem prioridade de recebimento da restituição. As pessoas que tem mais de 60 anos, portadores de deficiências também tem prioridade de recebimento.

O programa da Declaração pode ser acessado pelo site da Receita Federal ou também pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para dispositivos iOS e Android.

Novidades para este ano

Para este ano, a Receita Federal trouxe novidades ligadas a Declaração. Entre elas, estão a antecipação dos lotes de restituição e a diminuição dos mesmos que passaram de 7 para 5. O INSS também retirou os trabalhadores domésticos da dedução do IR 2020.

Outra mudança é ligada aos contribuintes com certificação digital que vão receber a declaração pré-preenchida no programa gerador. Até agora, eles precisavam acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), salvar o formulário pré-preenchido no computador e importar o arquivo para preencher a declaração.

Neste ano, também está disponível a doação, diretamente na declaração, de até 3% do imposto devido para fundos de direito dos idosos.

Quem deve declarar o IR 2020

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile