INSS: aprenda a usar serviços online durante fechamento das agências em todo Brasil

Com a pandemia, os serviços nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo realizados de forma remota. A principio, estava previsto que o retorno do atendimento presencial ocorreria no último dia 22 de maio. Porém, houve uma prorrogação até o dia 19 de junho.

INSS: Aprenda a usar serviços online com fechamento das agências prorrogado
INSS: Aprenda a usar serviços online com fechamento das agências prorrogado (Foto: Google)

A medida foi publicada no dia 22, no Diário Oficial da União, através da Portaria Conjunta 17. Com isso, alguns beneficiários querem saber como utilizar os serviços online do INSS. Veja abaixo nossas dicas:

Meu INSS

Para solicitar atendimento pelo INSS, o usuário precisa ter acesso ao “Meu INSS”, que pode ser feito através do site ou por meio de aplicativo.

Site

Para acessar o site, basta entrar no endereço https://meu.inss.gov.br/ e efetuar um cadastro. Para isso, o usuário precisará informar o número do CPF e uma senha de acesso. No próximo passo, o beneficiário terá acesso a diversos serviços liberados pelo INSS e que podem ser realizados de forma online.

Aplicativo

O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita e está disponível para usuários de Android e iOS. O beneficiário deve acessar a Google Play Store ou Apple Store e efetuar o download do aplicativo “Meu INSS”.

O cadastro é realizado da mesma forma que é feito pelo site. Por isso é importante que o usuário esteja com os documentos em mãos na hora de preencher as informações.

O sistema permite que o usuário solicite uma série de serviços e faça também agendamentos. Entre eles, estão:

  • Extrato Previdenciário (CNIS) – um dos documentos mais procurados pelos beneficiários;
  • Histórico de Crédito de Benefício – documento que é utilizado como comprovante de renda do beneficiário;
  • Extrato de Empréstimo Consignado – documento em que o usuário pode conferir seu histórico de empréstimo e valores que já foram descontados de seu benefício;
  • Resultado de Perícia – acompanhamento do resultado;
  • Extrato de Imposto de Renda – documento utilizado para o preenchimento da declaração;
  • Agendamento – realização de agendamento de diversos serviços, porém esse processo pode ser efetuado através do número 135.

Existem diversos outros serviços que podem ser solicitados através do Meu INSS. Para saber quais são, acesse o site.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

INSS: aprenda a usar serviços online durante fechamento das agências em todo Brasil

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA