INSS prorroga data para reabrir agências em todo o país; veja!

Aposentados e pensionistas do INSS seguem com os serviços paralisados em todo o país. Nessa sexta-feira (22), o Instituto Nacional do Seguro Social informou o novo prazo de reabertura de suas unidades físicas. Devido a pandemia do coronavírus, as agências estão de portas fechadas e os atendimentos estão ocorrendo pelo portal Meu INSS,ou aplicativo. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), as atividades presenciais estão suspensas até o dia 19 de junho 

INSS prorroga data para reabrir agências em todo o país (Imagem: Reprodução - Google)
INSS prorroga data para reabrir agências em todo o país (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com administração da previdência, a decisão levou em consideração a proliferação do Covid-19 que está matando mais de mil pessoas por dia em todo o território nacional.

Em texto publicado, o instituto alega que a medida “visa a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19)”. 

Como resolver questões do INSS durante a pandemia? 

Enquanto as unidades presenciais estiverem fechadas, os aposentados e pensionistas que tiverem pendencias com o instituto deverão resolve-las por meio dos portais digitais. No site do INSS, é possível acompanhar as análises dos benefícios, solicitar novos auxílios e comprovar as documentações solicitadas pela administração.  

As mesmas funções estão estendidas no aplicativo Meu INSS. O acesso a ferramenta é gratuito e pode ser baixado por meio da loja de app de qualquer celular com sistema IOS ou Android. Além de conferir a situação dos benefícios, a plataforma permite também consultas nos valores a serem recebidos e datas dos depósitos.  

Atividades presenciais como perícias médicas  

No caso daqueles que estão recebendo algum auxílio por incapacidade, como o auxílio doença, a comprovação médica deixou de ser realizada pelas perícias do instituto e agora está sendo feita com envio do atestado por e-mail.

Para isso, o segurado precisa de um atestado gerado por um profissional de saúde que valide seu quadro clínico.  

O documento deve ser enviado para o INSS por e-mail que deverá responder dentro de até 30 dias. É importante lembrar que quem está sob respaldo do auxílio doença não poderá ter o benefício cancelado até o fim do período de calamidade pública.

Isso significa que, mesmo se o INSS não comprovar o recebimento do documento (em caso de renovação), o segurado deverá permanecer recebendo seu auxílio.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.