Aposentadoria do INSS permite solicitação online em portal na internet 

Os trabalhadores podem solicitar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a sua aposentadoria por meio de um aplicativo online, o Meu INSS. A ferramenta foi desenvolvida no ano de 2017, sendo oferecidos 90 dos 96 serviços que são atendidos pelo órgão. A medida foi adotada para que as agências fossem desafogadas.

Aposentadoria do INSS permite solicitação online em portal na internet 
Aposentadoria do INSS permite solicitação online em portal na internet

Para solicitar, o trabalhador criar um cadastro no INSS, entrar no aplicativo em seu smartphone e procurar por “Cálculo de sua idade de aposentadoria”, caso atinja os requisitos, é possível solicitar o pagamento. 

Leia também: Aposentadoria por invalidez do INSS: valor do salário pode te surpreender

Ao entrar no sistema terá um resumo sobre os tipos de aposentadoria, podendo definir a que melhor se encaixa para seu perfil. 

Ao selecionar uma modalidade, serão informados os documentos que devem ser apresentados.

Na próxima janela será necessário incluir todos os dados do requerente: RG, CPF, NIS/PIS, endereço e outros que estarão na tela. É preciso fazer o preenchimento de forma correta.

Após isso é preciso escolher uma agência próxima do seu endereço e preencher os dados solicitados. Esta etapa é para casos onde será necessário ir até uma das agências, algo que está se tornando cada vez mais raros.

Confira os dados e faça a solicitação. Em seguida ficará disponível um comprovante de requerimento.

O acompanhamento do benefício pode ser feito por meio do aplicativo, assim o segurado pode saber se o seu pagamento foi concedido ou se ainda há necessidade de aguardar.

Se o requerente tiver alguma dúvida é possível ligar no número 135, a ligação é gratuita. Ao menos 19 milhões de beneficiários baixaram o aplicativo. Essa informatização dos serviços pode ajudar na otimização do atendimento dos usuários.

Leia também: Licenciamento GO 2020 liberado para impressão; veja como emitir

Além do aplicativo o Meu INSS também está disponível na página web, acesse por aqui. O passo a passo é o mesmo do informado, havendo necessidade de criação de cadastro.

No entanto, vale lembrar que após a digitalização dos atendimento e da reforma da Previdência, os pedidos de aposentadoria do INSS estão com uma fila de mais de 2 milhões de solicitações e muitos segurados estão sem resposta há mais de 45 dias, que é o prazo estipulado por lei.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA