Licenciamento GO 2020 liberado para impressão; veja como emitir

Você é motorista e possui um veículo em Goiás? Então fique atento. O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), já começou a emitir, desde a última quinta-feira (30) o registro de licenciamento GO 2020 pela internet. O que viabiliza que os documentos podem ser impressos em casa, em uma tentativa de promover mais celeridade e reduzir custos, sem perder a segurança durante as transações.

Licenciamento GO 2020 liberado para impressão; veja como emitir
Licenciamento GO 2020 liberado para impressão; veja como emitir (Imagem: Reprodução / Google)

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ficará disponível no site do Detran-GO. Mas é liberado caso tenha sido efetuado pagamento de impostos e multas relacionados ao veículo.

Leia também: IPVA 2020 pode ser consultado na internet; aprenda como no passo a passo

Caso queira que o Detran envie os documentos para você, uma solicitação expressa deverá ser feita, em uma visita a uma agência física ou por meio do aplicativo do órgão nos smartphones (IOS ou Android).

Se você pensa que a opção de baixar e imprimir online garante menos segurança no trâmite, o Detran tenta te mostrar o contrário.

O documento virá com um QR Code, um tipo de código, para evitar fraudes durante os pagamentos. Essa tecnologia também ajudará oficiais do trânsito que terão, a partir desta forma de acesso, todas as informações do veículo para fácil averiguação.

Para os que gostam de economia, a mudança no licenciamento GO pode ter vindo em boa hora. Sem precisar imprimir segunda via, o cidadão poupará o valor de R$ 48,08. Para o órgão isto também é bom, uma vez que gerará uma economia de R$ 5,9 milhões.

Para o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, estas alterações nada mais trarão que benefícios.

De acordo com ele, esta nova forma de pagamento garantirá mais velocidade nos pagamentos destas taxas, além de menos dor de cabeça para o proprietário do veículo.

“Aquelas pessoas que estão querendo viajar, elas pagam o documento, em duas horas o documento é liberado, ela imprime e pode viajar tranquilamente”, afirmou Silva em entrevista ao G1.

Leia também: Seguro DPVAT 2020 sofre mudanças no valor; veja como pagar 

Como emitir o licenciamento GO na internet

Acessando o site do Detran de Goiás, basta procurar por “Veículos” no menu e preencher as informações solicitadas. Como placa e número de Renavam.

Automaticamente o sistema vai gerar o boleto para pagamento da taxa de renovação do CRLV, isto é, do licenciamento GO 2020. Lembrando que o boleto é atualizado quando todos os débitos forem quitados.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]