Seguro DPVAT 2020 sofre mudanças no valor; veja como pagar 

O seguro DPVAT 2020 sofreu mudanças no valor e atingiu a menor cobrança da história. Isso por conta da aprovação do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNPS). Veja a tabela de preços atualizada e como pagar o débito. 

Seguro DPVAT 2020 sofre mudanças no valor; veja como pagar 
Seguro DPVAT 2020 sofre mudanças no valor; veja como pagar (Imagem:Reprodução/Google)

No mês de janeiro uma proposta de desconto no DPVAT foi feita pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), já que durante o período de cobrança o seguro havia acumulado um fundo de R$5,8 bilhões. 

Leia também: DPVAT vai devolver valor pago pelos contribuintes; entenda em quais situações

A ideia era oferecer o desconto até zerar o dinheiro que está disponível, o que aconteceria em cerca de 4 anos, ou seja, em 2024.

Apesar disso, o Supremo Tribunal Federal (STF), havia suspendido a redução a pedido Seguradora Líder, que é a responsável pelo seguro DPVAT no país. 

Mas, o presidente do STF, Dias Toffoli, voltou atrás em sua decisão. E manteve a diminuição de 50% do valor cobrado no ano de 2019. A redução foi de 68% para carros e 86% para motos.

Tabela do seguro DPVAT 2020

Tabela de preços
Tabela de preços (Imagem:Reprodução/Seguradora Líder)

O pagamento do DPVAT é obrigatório e deve ser feito junto com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Caso tenha feito o pagamento do valor integral ainda com a tabela de 2019, é necessário solicitar a restituição.

Para isso, o contribuinte precisa entrar no site e informe o número do CPF ou CNPJ do proprietário do veículo, Renavam, e-mail de contato, telefone de contato, data em que foi realizado o pagamento, valor pago. O banco, agência e conta corrente ou poupança do contribuinte.

Depois, o motorista recebe um número de protocolo para poder acompanhar, segundo a seguradora após o pedido a restituição é feita em até dois dias.  

Não foi determinado um prazo para a solicitação, os motoristas devem fazer apenas até o final deste ano para conseguir reaver o dinheiro

O seguro DPVAT 2020 cobre danos por morte, invalidez permanente total ou parcial. Além disso, também está incluso assistência médica e suplementares, conforme o estabelecido na legislação. 

Leia também: Saque do FGTS 2020 pode ser feito por herdeiros? Descubra aqui!

O seguro é pago para cada uma das vítimas, independente de ser motorista ou pedestre. Todos podem usufruir da cobertura.